ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Ministério abre consulta pública para programa de florestas plantadas

Florestas plantadas estão localizadas principalmente em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais

Gabriel Neris | 05/09/2018 15:23

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União a portaria que abre a consulta pública do PlantarFlorestas (Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas).

O objetivo é receber sugestões para implementar o programa com ações previstas para os próximos dez anos. As florestas plantadas estão localizadas principalmente em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

A meta do programa é aumentar em 2 milhões de hectares a área de cultivos comerciais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área cultivada chega a 10 milhões de hectares, principalmente com eucalipto, pinus e acácia.

O coordenador-geral de Florestas e Assuntos de Pecuária, da Secretaria de Política Agrícola, João Salomão, diz que o documento apresenta um diagnóstico do setor com aspectos ambientais, sociais e econômicos.

"Ao final de 2014, o tema voltou à responsabilidade do Mapa, atendendo principalmente demanda do setor produtivo, uma vez que o plantio é uma atividade de produção", diz Salomão.

Segundo a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), o país lidera o ranking de produtividade florestal, com média de 35,7 m³/ha/ano, duas vezes mais do que a produtividade dos países do hemisfério norte. A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% da área do país, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais.

Ainda de acordo com dados da IBÁ, o valor da produção florestal atingiu R$ 18,5 bilhões em 2016 e gera 510 mil empregos diretos.

O Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas ficará em consulta pública durante 30 dias, e as sugestões podem ser enviadas ao e-mail plantarflorestas.spa@agricultura.gov.br.

Nos siga no Google Notícias