MS é 3° estado em queda nas vendas do varejo, aponta pesquisa
O resultado de Mato Grosso do Sul, na variação anual, foi de - 6,5%
Mato Grosso do Sul é o 3° estado que mais teve queda nas vendas do varejo, na comparação anual, segundo pesquisa feita pela Stone. Outros 23 estados também registraram recuo, e apenas quatro tiveram resultado positivo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Vendas no varejo de Mato Grosso do Sul recuam 6,5% em comparação anual, segundo pesquisa da Stone, posicionando o estado como o terceiro com maior queda. Rio Grande do Sul lidera o ranking com -14%, seguido do Amazonas com -7%. Outros 23 estados também apresentaram resultados negativos, enquanto apenas quatro registraram crescimento. Apesar da queda recente, o IBGE aponta que as vendas no varejo sul-mato-grossense cresceram 5,4% em 2024. No entanto, o comércio varejista ampliado, que inclui setores como veículos e materiais de construção, sofreu queda de 2,2% na série com ajuste sazonal e 0,9% na série sem ajuste, acumulando recuo de 1,4% no ano.
Do lado das quedas, em 1° lugar está o Rio Grande do Sul, com resultado de 14%. Em seguida, Amazonas (-7%); Mato Grosso do Sul (-6,5%); Rio Grande do Norte (-6,1%); Alagoas e Maranhão (-4,8%); Distrito Federal (-4,9%); Paraná (-4,7%); Santa Catarina (-4,6%); Rio de Janeiro (-4,1%).
- Leia Também
- Com aluguel dobrando, comerciantes migram por não ver mais lucro no Centro
- Após 9 anos, prêmio “Mérito Varejista” retorna para valorizar empresários
Também estão na lista, Ceará (-3,6%); Mato Grosso e Piauí (-2,3%); São Paulo (-2,2%); Bahia (-1,9%); Minas Gerais (-1,7%); Espírito Santo (-1,6%); Goiás (-1,4%); Pará (-1,1%); Rondônia (-1%); Acre (-0,8%); Sergipe (-0,5%) e Paraíba (-0,4%).
O destaque para os resultados positivos veio do Amapá (4,5%); Tocantins (3,8%); Roraima (3,7%) e Pernambuco (0,4%).
Em 2024 - No ano passado, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul encerraram o ano com alta de 5,4%.
Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas registrou queda de 2,2% na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado recuou 0,9%, encerrando o ano passado com queda de 1,4%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.