Voos comerciais voltam após convênio colocar bombeiros em aeroporto
Presença da equipe de resgate e combate a incêndio no aeroporto de Dourados cumpre exigência da Anac
Passo importante para a retomada de voos comerciais em Dourados, maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, foi concretizado nesta terça-feira (22) com a assinatura de convênio entre a prefeitura e o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Dourados formaliza convênio com Bombeiros para retomada de voos comerciais. A prefeitura e o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros assinaram um convênio que permite a atuação da corporação no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. A medida atende às exigências da Anac e viabiliza a retomada dos voos comerciais, suspensos desde 2021. O convênio garante a presença de bombeiros para salvamento, resgate e combate a incêndios, cumprindo normas de segurança da aviação. A Latam iniciará voos para Guarulhos em setembro, com três frequências semanais. O prefeito busca atrair outras companhias aéreas com incentivos fiscais. A retomada dos voos representa desenvolvimento econômico e novas oportunidades para Dourados.
A medida formaliza a atuação da corporação nas atividades de salvamento, resgate e combate a incêndios no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e cumpre exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e das empresas aéreas que operam com voos comerciais nos aeroportos brasileiros.
- Leia Também
- Empresa de SP construirá terminal em aeroporto por R$ 38,6 milhões
- Latam abre venda de passagens para voos de Bonito e Dourados a Guarulhos
O convênio foi assinado pelo prefeito Marçal Filho (PSDB), pelo comandante de Divisas e Fronteira, coronel Luidson Borges Tenório Noleto, e pela comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, a tenente-coronel Cláudia Karoline Rodrigues Ribeiro.
A presença dos bombeiros no interior do aeroporto é exigência também da Organização da Aviação Civil Internacional para garantir a segurança das operações e atendimento imediato a possíveis emergências.
Conforme a prefeitura, o convênio representa o último passo técnico necessário para que o aeroporto volte a operar voos comerciais regulares, o que não ocorre desde maio de 2021, quando o espaço foi fechado para reconstrução da pista. A obra terminou há um ano.
Em maio deste ano, a Latam abriu a venda de passagens para três voos semanais entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a partir de 8 de setembro. “Desde o início da gestão, estamos focados em reestruturar o aeroporto e atender todos os critérios exigidos pelos órgãos reguladores. Com isso, voltamos ao mapa da aviação comercial, o que representa desenvolvimento, empregos e novas oportunidades para a cidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins de Araújo, com o convênio assinado hoje, o aeroporto fica pronto para receber equipe da Anac para homologação de operações comerciais, pois os voos particulares, inclusive com aeronaves de grande porte, estão liberados desde maio.
Latam - A operação da Latam Linhas Aéreas começa no dia 8 de setembro, com frequências às segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45 com chegada em Dourados às 8h40 e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55 com chegada em Dourados às 17h50 e retorno às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35.
Segundo o prefeito, há conversas também com outras empresas aéreas. Em maio, quando anunciou os voos da Latam, o governador Eduardo Ridel (PSDB) autorizou Marçal Filho a oferecer às demais companhias os mesmos incentivos fiscais garantidos à Latam, que também terá voos de Bonito para São Paulo a partir de setembro.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.