Baixa umidade castiga MS e deixa 72 municípios sob clima de deserto
Alerta de risco foi emitido pelo Inmet, nesta terça-feira (22)

Com umidade relativa do ar que pode chegar a 20%, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para 72 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso vale desta terça-feira (22) até às 20h de quarta (23) e inclui Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Alerta de baixa umidade em 72 municípios de Mato Grosso do Sul. O Inmet emitiu alerta de perigo potencial para 72 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, devido à baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 20%. O aviso é válido até a noite de quarta-feira (23). A baixa umidade exige cuidados com a saúde, como ingerir bastante líquido e evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. A OMS recomenda umidade acima de 60%. A população deve evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e usar umidificadores ou recipientes com água para amenizar os efeitos do tempo seco. A Defesa Civil alerta para o risco de incêndios e orienta a população a comunicar focos de incêndio pelo 193.
A condição crítica é típica do inverno na região e, segundo o Inmet, exige cuidados com a saúde e atenção aos riscos de incêndio. O índice considerado ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é acima de 60%.
Entre as recomendações estão: ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e não se expor ao sol nos períodos mais quentes do dia. O uso de umidificadores ou recipientes com água nos ambientes também ajuda a amenizar os efeitos do tempo seco.
Entre as cidades sob alerta estão: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão e Glória de Dourados.
A lista continua com Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Ontem (21), Campo Grande liderou entre as capitais brasileiras com menor umidade, registrando 26%. O padrão se repetiu em cidades como Aquidauana, Água Clara e Amambai, todas com índices abaixo dos 30%.
A Defesa Civil reforça que qualquer foco de incêndio deve ser comunicado ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para outras informações, o telefone da Defesa Civil é o 199.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.