ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

MS processou 43 milhões de toneladas de cana nesta safra

Embora esteja 5% menor que no mesmo período do ano passado, volume está dentro das expectativas da Biosul.

Ricardo Campos Jr. | 31/01/2018 09:14
Colheita de cana-de-açúcar em MS (Foto: divulgação)
Colheita de cana-de-açúcar em MS (Foto: divulgação)

As usinas de Mato Grosso do Sul processaram 43,650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar desde o início da safra, em abril do ano passado, até a primeira quinzena de janeiro, cerca de 5% a menos do que no mesmo período do ano passado segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

O presidente da entidade, Roberto Hollanda Filho, afirma que apesar do resultado, o volume de moagem está dentro das expectativas, já que não haviam sido projetados grandes percentuais de crescimento para os setor este ano. “ A safra fica estável este ano, já que nessa mesma época em 2017 haviam sido moídas 50 milhões de toneladas”.

Até o momento foram produzidas no estado 1,5 milhão de toneladas de açúcar e 2,5 bilhões de etanol. “Também estamos dentro da nossa expectativa. A produção de açúcar está abaixo porque teve geada no inverno passado”, comenta Hollanda Filho.

Segundo ele, Mato Grosso do Sul tem 800 mil hectares de plantações de cana e mais de 70% do que é colhido vai para a produção de etanol. A produção desse combustível é priorizada porque tem maior rentabilidade em comparação com o açúcar.

O presidente da Biosul acrescenta ainda que o estado ainda está na fase de colheita da safra 2017/2018, que termina no dia 31 de março. O atraso se deu principalmente pelas chuvas, que atrapalharam os trabalhos no campo.

“Como choveu no começo da safra, as usinas que normalmente terminariam o processo nessa época do ano ainda tinham cana. Tem unidades ao norte e sul do estado que ainda estão moendo”, afirma.

Dados regionais – As usinas de todo o Centro-Sul do país moeram 583,56 milhões de toneladas até o dia 15 de janeiro, defasagem de 10 milhões de toneladas em relação ao mesmo período da safra 2016/2017 segundo a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar)

Somente na primeira metade de 2018, foram processadas 166,42 mil toneladas . Trata-se do menor
volume para essa quinzena dentro do comparativo histórico dos 10 últimos anos. Nos 15 primeiros dias de janeiro de 2017, por exemplo, o processamento de cana totalizou 1,18 milhão de toneladas.

Nos siga no Google Notícias