ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS vai quadruplicar área de citricultura com migração de produtores de SP

Conglomerado de empresas que lidera as exportações brasileiras de laranja vai se instalar em Sidrolândia

Por Gabriela Couto | 14/04/2024 15:31
Governador Eduardo Riedel (PSDB) no centro da mesa durante reunião com empresários do setor na última sexta-feira (12) (Foto: Mairinco de Pauda)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) no centro da mesa durante reunião com empresários do setor na última sexta-feira (12) (Foto: Mairinco de Pauda)

O Estado deve quadruplicar o número de área de citricultura nos próximos anos. Mato Grosso do Sul vai passar de 2 mil para 10,3 mil hectares. O Grupo Cutrale já confirmou o investimento de R$ 500 milhões na Fazenda Aracoara, propriedade localizada às margens da rodovia BR-060, na divisa de Sidrolândia com Campo Grande.

De acordo com a Cutrale, (conglomerado de empresas que lidera as exportações brasileiras de laranja), serão 5 mil hectares irrigados com o plantio de 1.730 milhão de pés de laranja, considerando a média de 346 pés de laranja.

A previsão, segundo o diretor agrícola da Cutrale, Valdir Guessi, é iniciar o projeto ainda em agosto. Serão 30 mil hectares plantados, garantindo o nível de produção que viabilizaria a instalação de uma futura indústria de processamento da laranja em suco.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu os empresários na última sexta-feira (12) e assinou termo de acordo entre o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

O encontro ainda contou com a presença de empresários da citricultura que estão investindo em MS. Além da Cutrale (Sidrolândia e Terenos), também participou o grupo AgroTerenas (Bataguassu), Grupo Junqueira Rodas (Paranaíba e Naviraí), e um produtor tradicional de laranjas de mesa de Três Lagoas.

O acordo prevê a cooperação técnica, científica e de mobilidade entre as instituições visando o desenvolvimento e execução de programas e projetos e o intercâmbio de informações, dados técnicos, experiências, pesquisas e o estabelecimento de mecanismos para sua realização, que visem o desenvolvimento da Citricultura no Estado, de forma sustentável e economicamente viável.

De acordo com o titular da Semadesc, Jaime Verruck, há um ano o Governo do Estado iniciou as tratativas com ações para atrair os investidores. “Além do clima, solo e áreas disponíveis, notamos em especial a migração de produção de laranjas de São Paulo para MS em função da doença do “greening”. Por isso iniciamos ano passado os contatos com o setor, tivemos as primeiros reuniões e a partir de lá as coisas avançaram”, destacou.

Segundo ele, com a assinatura do termo de cooperação, mais um passo foi dado para a operacionalização do processo. “Agora com este termo de acordo a ideia é absorver o know-how com a Fundecitrus, para a execução de projetos para desenvolver a cadeia no Estado”, acrescentou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias