ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS vê venda de fábrica da Petrobras como esperança para novos negócios

Estatal anunciou que pretende deixar o setor de fertilizantes nos próximos anos

Priscilla Peres | 21/09/2016 08:52
Obra da fábrica de fertilizantes foi paralisada há um ano, com 82% do projeto executado. (Foto: Perfil News)
Obra da fábrica de fertilizantes foi paralisada há um ano, com 82% do projeto executado. (Foto: Perfil News)

A Petrobras oficializou ontem, que vai deixar a atividade de produção de fertilizantes nos próximos anos. O objetivo é vender ativos até 2018, porém a estatal não especifica o que fará com seus empreendimentos do setor, entre eles a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande.

O Plano Estratégico que vai vigorar entre 2017 e 2021 foi publicado ontem e reforçou a visão da empresa de que algumas áreas são menos prioritárias e, por isso, vai reforçar os esforços para buscar um parceiro e vender a UFN 3.

A decisão só confirma o que já não era novidade. Em julho, a diretoria da Petrobras afirmou ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que irá concluir as obras da UFN 3 e que para isso, busca um parceiro. Há negociações com um grupo chinês interessado na obra.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o desinteresse da estatal não é novidade, apenas reafirma que a empresa não pretende operar a fábrica mesmo depois de concluída.

"A Petrobras colocou para nós que vai terminar a obra, mas com capital de terceiro. A empresa tem um ativo de alto valor não terminado, agora precisa encontrar um parceiro e depois definir o que vai fazer", explica o secretário, ao detalhar que com o novo sócio deve decidir se entrega a obra ou se vira sócio.

Para ele, a decisão da estatal é salutar e deve trazer melhorias para o mercado a longo prazo. Mesmo assim, pretende se reunir com a diretoria da Petrobras no mês que vem para saber detalhes dos planos da empresa para a UFN 3. "Eles não especificam sobre a fábrica de MS e é isso que nós queremos saber".

O presidente da MSGÁS (Companhia de Gás Natural de MS), Rudel Trindade também vê a decisão da Petrobras como positiva para MS. A empresa tem um ramal pronto para atender a fábrica de fertilizantes e aguarda o início das operações para começar a fornecer gás natural.

"Se ela (Petrobras) colocar à venda a fábrica é um bom sinal, pois quem vai comprar vai trabalhar para concluir e operar a unidade. Isso para nós representa um valor absurdo em volume de gás consumido, aumento distribuição e recolhimento de imposto do Estado", destaca.

Sobre o gás, a estatal anunciou que a estratégia é adequar a participação da companhia, sem mais detalhes. Para Rudel, a Petrobras quer deixar de ser exclusiva no gás natural (transporte e distribuição), abrindo o mercado para outras empresas.

"Ela continua aqui como sócia da TBG, que transporta o gás, mas está procurando movimentar o mercado, para que outras empresas participem do processo",diz. Para MS isso é vantajoso já que terá alta competitividade no transporte de gás.

Nos siga no Google Notícias