ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos encerra nesta segunda-feira

Participantes da Faixa 1 do Desenrola não podem participar, orienta Banco Central

Por Mylena Fraiha | 14/04/2024 14:50
Cartões de crédito empilhados sobre mesa (Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Cartões de crédito empilhados sobre mesa (Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Pessoas com dívidas em atraso junto a instituições financeiras têm até esta segunda-feira (15) para participar do Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024. O evento busca facilitar a renegociação de débitos pendentes, especialmente aqueles relacionados a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras.

Entretanto, é importante ressaltar que dívidas com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com as parcelas em dia não podem ser renegociados neste mutirão.

De acordo com a última PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), em fevereiro deste ano, 207.377 famílias em Campo Grande estavam endividadas, representando um índice de 63,9% contra 63,3% registrado em janeiro. Os dados foram divulgados pela Fecomércio com base no levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Os interessados em participar do mutirão podem solicitar a renegociação diretamente nas instituições financeiras onde possuem débitos ou por meio do portal Consumidor.gov.br e dos Procons participantes. A lista completa dos canais de atendimento está disponível online.

O evento é  promovido pelo Banco Central, pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país, o mutirão busca proporcionar oportunidades de regularização financeira aos cidadãos.

Recomendações - Para uma melhor preparação para a renegociação, o Banco Central oferece algumas recomendações. É importante que o devedor consulte o Registrato para verificar suas dívidas em atraso e acesse as orientações da Febraban para planejar o orçamento doméstico.

Além disso, a plataforma Meu Bolso em Dia oferece orientações e capacitação para ajudar o cidadão a lidar com suas finanças de forma mais saudável. O BC também promove ações de educação financeira para auxiliar os consumidores.

Restrições - O Banco Central esclarece que o mutirão não é indicado para todos. Pessoas que se enquadram nos requisitos para negociar pela Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil devem buscar essa alternativa, que oferece condições mais vantajosas, como descontos significativos nas dívidas.

Já os superendividados, conforme previsto na Lei 14.181/2021, têm direito à renegociação global e simultânea com todos os credores, possibilitando acordos mais adequados para solucionar o problema do superendividamento.

Os cidadãos em situação de superendividamento devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor para obter orientações sobre as melhores soluções para sua situação financeira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias