ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Na Capital, intenção de consumo só aumenta entre famílias mais ricas

Em geral, o consumidor campo-grandense está menos confiante em relação à economia

Por Aline dos Santos | 18/12/2025 12:05
Na Capital, intenção de consumo só aumenta entre famílias mais ricas
Manequins em loja de roupas no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Termômetro da disposição dos clientes em gastar, o ICF (Intenção de Consumo das Famílias) aponta que, em Campo Grande, famílias com renda superior a 10 salários mínimos (R$ 15.180) são as mais dispostas a consumir neste mês de dezembro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registra crescimento apenas entre famílias com renda superior a R$ 15.180. O índice geral atingiu 105,5 pontos em dezembro, superando novembro, mas ficando abaixo do mesmo período em 2024. A perspectiva de consumo (+4,8%), percepção de renda atual (+1,4%) e nível de consumo atual (+1,5%) foram os componentes com maior contribuição positiva. Entretanto, há menor confiança em relação ao emprego, perspectivas profissionais e acesso ao crédito para compras parceladas.

O índice é calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O ICF geral ficou em 105,5 pontos, maior que em novembro e inferior a dezembro de 2024. Na variação mensal (novembro/dezembro) os componentes que tiveram maior contribuição positiva foram a perspectiva de consumo (+4,8%), a percepção de renda atual (+1,4%) e nível de consumo atual (+1,5%).

“Por outro lado, o consumidor está menos confiante em relação ao emprego atual, perspectivas profissionais, o acesso ao crédito para compras a prazo e avaliação quanto ao momento para compra de bens duráveis”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.