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Economia

Nível de hidrovia sobe e porto em MS tem primeiro embarque de 2022

Segundo o Imasul, hidrovia continua abaixo do normal, mas longe dos índices críticos dos últimos anos

Adriel Mattos | 16/03/2022 07:15
Soja foi primeiro produto embarcado. (Foto: Toninho Ruiz)
Soja foi primeiro produto embarcado. (Foto: Toninho Ruiz)

A navegação da hidrovia do Rio Paraguai voltou à normalidade, na região de Porto Murtinho e Corumbá. Dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) apontam que o trecho de Ladário chegava a 1,67 metros na terça-feira (15) e 2,39 metros em Porto Murtinho.

A melhoria nas condições de navegação no Rio Paraguai permitiu que o terminal de cargas da FV Cereais anunciasse o primeiro embarque de grãos deste ano.

“Entre os dias 24 e 25, serão embarcadas 20 mil toneladas de soja. Essa é uma operação que comemoramos, pois a hidrovia tem um papel fundamental para a logística sul-mato-grossense”, declarou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O gerente de operações portuárias da FV Cereais, Genivaldo Santos, confirmou que a empresa iniciou a descarga de caminhões na semana passada. “Estamos fazendo carga dentro do armazém para o final de março, vamos ter um comboio entre os dias 24 e 25 para embarque de 20 mil toneladas. É o primeiro do ano”, salientou.

Ele lembrou que, neste momento, o Rio Paraguai na região de Porto Murtinho está com 2,39 metros de altura. “Em alguns trechos, existem algumas restrições, mas outras empresas já estão navegando normalmente. A navegabilidade da hidrovia está tranquila e estamos tocando os contratos de exportação”, adiantou.

Santos lembrou que no ano passado, a empresa tinha contrato de 400 mil toneladas, mas com a estiagem, movimentaram apenas 250 mil toneladas de soja. “Este ano, a expectativa é de 420 a 450 mil toneladas dependendo da demanda e nível do rio. Vamos aguardar movimentando abril e maio, que sabemos que é bastante intenso, para ver como se comporta o rio”, finalizou.

Segundo o Imasul, mesmo com o maior volume de chuvas e melhora nas condições de navegabilidade, a hidrovia ainda está abaixo do normal. Em Porto Murtinho, neste período, o ideal seria mais de 4 metros no nível do rio. Hoje, está em 2,39 metros. O nível do rio melhorou neste início de ano e não está tão crítico, mesmo assim, continua abaixo de 2020 e 2021.

Mesmo com o maior volume de chuvas e melhora nas condições de navegabilidade, a hidrovia ainda está abaixo do normal. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom-MS)
Mesmo com o maior volume de chuvas e melhora nas condições de navegabilidade, a hidrovia ainda está abaixo do normal. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom-MS)

Novos empreendimentos – Considerada um importante hub logístico e entrada da Rota Bioceânica, Porto Murtinho aguarda dois novos portos, com investimentos que superam R$ 400 milhões. O projeto mais adiantado é da Docas Fluvial de Murtinho, que já está autorizado na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O outro que está sendo viabilizado é o de Porto Saladero.

Além desse projeto, outros grupos estudam empreendimentos, e já adquiriram áreas próximas ao terminal do governo. O investimento da Docas Fluvial de Murtinho será acima de R$ 100 milhões na construção de um terminal de granel sólido (para produtos agrícolas, fertilizantes e insumos), com capacidade de movimentar mais de 2,2 milhões de toneladas no ano.

A previsão é gerar 450 empregos diretos e indiretos. A empresa já possui área de cinco hectares na barranca do Rio Paraguai, onde vai construir as linhas de carregamento, três silos de 15 mil toneladas cada e um armazém para 35 mil toneladas de fertilizantes.

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