ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Paraguai vai cooperar com Campo Grande para destravar Rota Bioceânica

Prefeito visitou país vizinho e concordou com presidente Mario Abdo Benitez em reduzir burocracia aduaneira

Adriel Mattos | 24/02/2022 09:35
Marquinhos foi recebido pelo presidente e outras autoridades paraguaias. (Foto: Divulgação)
Marquinhos foi recebido pelo presidente e outras autoridades paraguaias. (Foto: Divulgação)

Na visita oficial ao Paraguai, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), assinou um memorando de intenções com o ministro da Indústria e Comércio, Luis Alberto Castiglioni, para melhorar as relações comerciais entre os dois países por meio da Rota de Integração Latino-Americana, a Rota Bioceânica. A comitiva municipal esteve em Assunção na segunda-feira (21).

Marquinhos foi recebido pelo presidente Mario Abdo Benítez. Ambos concordaram que é preciso reduzir a burocracia aduaneira para agilizar o escoamento da produção agropecuária pela Rota.

“Já deram ordem [no Paraguai] para reativar ferrovias. Elas são extremamente importantes para o transporte de cereais. A Rota vai dar mais rapidez, com menor burocracia de aduanas, renovando a integração regional”, comentou o prefeito em entrevista à rádio Capital nesta quinta-feira (24).

O memorando prevê cooperação e/ou incentivo nos seguintes setores:

  • Indústria, comércio, serviços e agronegócio;

  • Oportunidades de investimento, emprego e renda;

  • Intercâmbio turístico, cultural e acadêmico;

  • Ciência, tecnologia e inovação;

  • Infraestrutura, mobilidade urbana e transporte;

  • Sustentabilidade e energias renováveis;

  • Integração física e uma logística moderna, eficiente e multimodal, considerando o desenvolvimento econômico gerado por iniciativas como a Rota de Integração Latino-Americana e a Hidrovia Paraguai-Paraná;

  • Superação das barreiras e/ou entraves burocráticos aduaneiros.

O documento ainda tem por objetivo fortalecer os laços de amizade entre os povos e assegurar o intercâmbio e a aproximação, levando em consideração a influência da cultura guarani em Mato Grosso do Sul, fruto dos mais de 300 mil paraguaios e descendentes, sendo 80 mil residentes em Campo Grande.

Após ser recebido pelo presidente paraguaio, com quem discutiu os termos do acordo, Marquinhos se reuniu com Castiglioni na sede do ministério para a assinatura do documento.

“Começamos a desenvolver essa relação com uma abordagem territorial, e a primeira cidade escolhida pelo tanto que temos em comum, como Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Com o objetivo de desenvolver oportunidades em ambas as margens do Rio Apa. O nosso grande objetivo é dar oportunidades às nossas pessoas, para que encontrem um espaço onde possam desenvolver todas as suas capacidades, potencialidades e ter uma vida mais digna”, declarou o ministro.

A Rota Bioceânica vai ligar Brasil, Paraguai e Argentina ao Chile, especificamente aos portos de Antofagasta e Iquique. O objetivo é agilizar as exportações, escoando a produção dos três países via rodovias, ferrovias e hidrovias até o Chile.

Em Mato Grosso do Sul, uma ponte ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta será construída pelo governo paraguaio. Além disso, o governo federal vem concedendo ferrovias desativadas e autorizando a construção de novas nas regiões Centro-Oeste e Sul. A Ferroeste, por exemplo, apresentou projeto de ferrovia que ligará Maracaju a Cascavel (PR).

Nos siga no Google Notícias

Veja Também