ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 34º

Economia

Nova praga que tira sono de agricultores será tema do Showtec

Aline dos Santos | 04/12/2013 12:18
Feira que une tecnologia e campo será realizada em janeiro. (Foto: Divulgação)
Feira que une tecnologia e campo será realizada em janeiro. (Foto: Divulgação)

Com expectativa de 14 mil visitantes e cem expositores, o Showtec 2014 terá programação especial sobre a nova praga que vem tirando o sono dos agricultores: a Helicoverpa armigera. Na feira de tecnologia, que acontece de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju, as pragas de difícil controle serão debatidas em painéis e palestras.

De acordo com o pesquisador da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigoli, a lagarta é voraz e, sem controle, tem capacidade de dizimar uma lavoura. No Estado, foi confirmada a presença da praga nos municípios de Naviraí, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

“A lagarta tem uma capacidade de reprodução muito grande”, explica o pesquisador, que fará palestra sobre o tema no Showtec. Adulta, a lagarta, que chega a cinco centímetros, ataca os grãos. A praga teve grande impacto no cultivo de algodão, na Bahia. “O ciclo do algodão é maior, com mais tempo de exposição”, afirma José Grigoli. No Estado, a soja foi plantada em outubro e tem previsão de colheita de janeiro para fevereiro.

Com o tema “Inovação Tecnológica nas Mãos dos Produtor Rural”, a 18ª edição da feira seguirá a tradição de unir o conhecimento dos centros de pesquisas e o campo. “O Showtec começou em 1994 e vem evoluindo, com a transferência de tecnologia”, afirma o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe. A fundação tem 475 hectares espalhadas por 10 localidades, com 178 projetos de pesquisas anuais.

Antes focada em grãos, a feira abriu espaço para a pecuária de corte. “A pecuária veio crescendo nos dois últimos anos”, salienta Renato Roscoe. A pedido dos produtores da região centro-Sul, também entrará em debate o impacto dos javalis na agricultura.

O Showtec recebe comitivas do Brasil e outros países: Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai. A movimentação financeira não é divulgada, pois a maioria dos negócios acontece após a realização do evento.

“A feira faz aproximação do produtor com a pesquisa”, enfatiza a titular da Seprotur (Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, destaca a profissionalização e sustentabilidade. “Tem o crescimento da produtividade graças à tecnologia”, diz.

Nos siga no Google Notícias