ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Número de famílias endividadas em Campo Grande segue caindo

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor foi divulgada nesta quarta-feira (8)

Ana Paula Chuva | 08/06/2022 12:44
Pessoa usando calculadora para somar dívidas (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Pessoa usando calculadora para somar dívidas (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Pelo segundo mês seguido, o percentual de famílias endividadas em Campo Grande registrou queda. Os dados são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) nesta quarta-feira (8).

Conforme o levantamento, em maio a redução foi de 60,6% contra 61,8% em abril, o que representa uma redução de 1,2%. Já em março o índice foi de 62,7%. Em relação a maio do ano passado a queda é ainda maior já que o percentual era de 68,1%.

Em números absolutos, significa que na Capital, 193.209 famílias estavam endividadas em maio. Os itens que mais comprometem o orçamento dessas famílias são cartão de crédito (70,4%), carnês (20,9%) e financiamento de casa (15,5%).

Do total, 28,9% das famílias têm contas em atraso e 12,2% não terão condições de pagar as dívidas.

“Esses números são importantes pois mostram uma reação neste cenário econômico– ainda que tímida –, pois há um percentual de famílias que voltam a ter crédito. Em março, eram 15,5% das que não tinham condições de pagar a dívida. Apesar de ainda estarmos em um cenário instável, são números que apontam um segundo semestre mais favorável para o comércio”, afirmou a  economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias