ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Olarte admite que reajuste no IPTU será de 23%, quatro vezes a inflação

Luciana Brazil e Kleber Clajus | 17/10/2014 13:33
Prefeito diz que reajuste do imposto poderá ser de 23% (Foto: Kleber Clajus)
Prefeito diz que reajuste do imposto poderá ser de 23% (Foto: Kleber Clajus)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), admitiu hoje (17) que o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) poderá ser de 23%. A base de cálculo considera o congelamento do tributo por três anos e os índices de inflação e da construção civil, medidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é quase quatro vezes superior a inflação oficial, de 6,5%.

“Vamos ficar entre 10% e 25%, mas vai ser menos, 23%. Se pegar a média, vai ser menor que a inflação medida, aproximadamente, em 20%”, explicou Olarte, durante visita a obras emergenciais e de pavimentação.

Ainda conforme o prefeito, o valor não deve “assustar”, ao se considerar que o tributo que não sofre reajuste há três anos e poderia ser “anulado” com descontos ofertados aos contribuintes que pagarem seus carnês entre dezembro e janeiro.

Ontem (16), o titular da Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle), André Scaff, afirmou que a prefeitura estudava três simulações de reajuste para definir qual será a mais adequada.

A decisão foi adiada, uma vez que o Executivo pretende negociar o percentual com a Câmara Municipal, na segunda-feira (20), a fim de que a proposta possa tramitar com tranquilidade.

O imposto tradicionalmente vence em fevereiro, mas a prefeitura vai antecipar o pagamento para dezembro, com descontos que podem chegar a 35%, para quem pagar a vista.

Além disso, o PPI (Programa de Pagamento Incentivado), programa que concede benefício fiscal ao contribuinte em débito, que está em andamento, facilitou o pagamento das dívidas com o imposto.

Nos siga no Google Notícias