ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Palestra gratuita discute relação entre saúde financeira e mental

Evento será realizado em 10 de dezembro, às 14h, no auditório da Receita Federal em Campo Grande

Por Cassia Modena | 30/11/2025 17:39
Palestra gratuita discute relação entre saúde financeira e mental
Auditório da Receita Federal em Campo Grande, onde o evento será realizado (Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa de MS)

A Escola Superior da Advocacia Pública da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) vai realizar em 10 de dezembro, a partir das 14h, a palestra “Cuidar da Saúde Financeira é Cuidar da Saúde Mental”. O evento é aberto a servidores públicos e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A palestra "Cuidar da Saúde Financeira é Cuidar da Saúde Mental" será realizada no dia 10 de dezembro, no auditório da Receita Federal em Campo Grande. O evento, gratuito e aberto ao público, discutirá os impactos do superendividamento na saúde mental, além de abordar educação financeira e direitos do consumidor.Especialistas como a procuradora Carla Cardoso e o juiz Marcus Vinícius debaterão temas como renegociação de dívidas e soluções para conflitos financeiros. A psicóloga Avany Cardoso abordará os efeitos emocionais das dificuldades econômicas, enquanto educadores financeiros encerrarão o evento com dicas práticas para organização das finanças pessoais.

O local será o auditório da Receita Federal em Campo Grande, que fica na sede da instituição, na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, 3 - Jardim Veraneio.

Serão discutidos os desafios do superendividamento e os impactos psicológicos, familiares e sociais resultantes da dívida crônica, além de abordar a importância da educação financeira, os direitos dos consumidores diante do crédito e das práticas abusivas, além da aplicação da Lei Federal nº 14.181/2021, que impõe medidas de prevenção e tratamento do endividamento excessivo.

“Trata-se de uma realidade que tem impactado não só a economia como a saúde mental do cidadão em geral, com consequências diretas no ambiente familiar, profissional e no resultado do trabalho a ser entregue. Estudos revelam que há clara correlação entre superendividamento e transtornos mentais como ansiedade e depressão, e até mesmo índices preocupantes de violência doméstica, homicídios e suicídios”, destacou a procuradora do Estado e idealizadora do evento, Carla Cardoso Nunes da Cunha.

O primeiro painel terá como convidado o 1º Subdefensor Público-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Homero Medeiros. Ele vai falar sobre garantias legais para renegociação e direitos específicos dos servidores públicos. Em seguida, o juiz Marcus Vinícius de Oliveira Elias abordará as principais funções do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

A psicóloga Avany Cardoso Leal trará reflexões sobre o impacto emocional das dificuldades financeiras, durante o segundo painel. Os educadores financeiros Laelcio das Neves e Salvador Zeferino farão o encerramento falando sobre planejamento financeiro, trazendo orientações práticas para organização das finanças pessoais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.