ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Para sul-mato-grossense comer mais carne, campanha incentiva pesquisa

Ação é realizada pela Acrissul junto à Famasul, ABPO e Associação de Produtores de Novilho Precoce

Cassia Modena | 25/06/2023 16:46
Açougue em Campo Grande (Foto: Arquivo/Silas Lima)
Açougue em Campo Grande (Foto: Arquivo/Silas Lima)

Com a intenção de aumentar o consumo de carne bovina e promover o equilíbrio na cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai lançar a campanha "Pesquise e coma mais".

A ideia é levar pessoas que comem carne a pesquisarem os preços nos açougues para, então, encontrarem menores valores e comprarem maior quantidade da proteína animal.

Segundo a Acrissul, houve queda acumulada de 35% no produto desde janeiro deste ano, o que pressiona o valor da arroba do boi gordo para baixo. Os açougues têm significativa margem para reduzir o preço da carne, então, sem prejuízos.

O consumidor final não tem o hábito de pesquisar e comprar o mais barato, sustenta a campanha. Isso precisa ocorrer para estimular a concorrência e, consequentemente, provocar queda nos preços. "A ideia é fomentar a concorrência no mercado varejista para que os preços diminuam e aumente também o consumo de carne bovina pelo consumidor, terminando por alterar a atual relação de oferta e procura no mercado", resume o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai.

Abate cresceu - Em comparação entre esse ano e o ano passado, o abate de bovinos no Brasil cresceu 25%, aponta ainda a Acrissul.

Já que 70% do total produzido fica no mercado interno, segundo a associação, "significa que há muito carne no mercado, os frigoríficos continuam abatendo bem, pagando menos para o pecuarista, mas o preço menor não beneficia o consumidor", continua em nota publicada no site.

Ações - A campanha planeja ações como convênios com órgãos de defesa do consumidor para pesquisar sistematicamente os preços no varejo e levante de campanhas institucionais para incentivar o consumo da proteína bovina em si.

São parceiros da Acrissul na campanha a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce.

Nos siga no Google Notícias