A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/12/2011 18:29

Paraguai inaugura rede que vai levar energia de Itaipu até Assunção

Lucia Nórcio, da Agência Brasil

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participou hoje (15), em Foz do Iguaçu, da cerimônia que marcou o início da construção da linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) que vai ligar a subestação da margem direita da Usina de Itaipu, em Hernandárias, com a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção.

Lugo comparou o investimento no sistema elétrico paraguaio à construção da própria Itaipu, ressaltando que nada seria possível sem a vocação integracionista do Brasil e do Paraguai. Segundo ele, é difícil medir a importância histórica de um passo “quando já se está no caminho”.

Segundo Lugo, com a linha haverá mais condições de usar a energia de Itaipu e fica mais fácil o Paraguai passar de um estágio de economia predominantemente agrícola para industrial.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, disse que o Paraguai tem uma situação privilegiada na área de geração, mas faltavam investimentos em transmissão para que a energia chegue ao consumidor final. “É uma satisfação fazer uma obra dessa dimensão, que vai criar um novo ciclo de desenvolvimento para o Paraguai”.

A ordem de serviço para o começo das obras foi assinada no dia 5 de dezembro e a previsão de término é em 14 meses. Segundo a assessoria de Itaipu, a linha de transmissão terá 348 quilômetros de extensão e o investimento previsto soma US$ 165,7 milhões, com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) – mantido por Brasil (o maior contribuinte), Argentina, Uruguai e Paraguai.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions