ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Paraguai inaugura rede que vai levar energia de Itaipu até Assunção

Lucia Nórcio, da Agência Brasil | 15/12/2011 18:29

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participou hoje (15), em Foz do Iguaçu, da cerimônia que marcou o início da construção da linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) que vai ligar a subestação da margem direita da Usina de Itaipu, em Hernandárias, com a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção.

Lugo comparou o investimento no sistema elétrico paraguaio à construção da própria Itaipu, ressaltando que nada seria possível sem a vocação integracionista do Brasil e do Paraguai. Segundo ele, é difícil medir a importância histórica de um passo “quando já se está no caminho”.

Segundo Lugo, com a linha haverá mais condições de usar a energia de Itaipu e fica mais fácil o Paraguai passar de um estágio de economia predominantemente agrícola para industrial.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, disse que o Paraguai tem uma situação privilegiada na área de geração, mas faltavam investimentos em transmissão para que a energia chegue ao consumidor final. “É uma satisfação fazer uma obra dessa dimensão, que vai criar um novo ciclo de desenvolvimento para o Paraguai”.

A ordem de serviço para o começo das obras foi assinada no dia 5 de dezembro e a previsão de término é em 14 meses. Segundo a assessoria de Itaipu, a linha de transmissão terá 348 quilômetros de extensão e o investimento previsto soma US$ 165,7 milhões, com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) – mantido por Brasil (o maior contribuinte), Argentina, Uruguai e Paraguai.

Nos siga no Google Notícias