ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Pauta de exportações de MS subiu 124% entre 2004 e 2014, aponta estudo

Nyelder Rodrigues | 19/04/2016 22:56

Entre 2004 e 2014, Mato Grosso do Sul conseguiu ampliar em 124,4% a pauta de exportações. O número foi revelado nesta terça-feira (19) durante a apresentação da Análise da Evolução do Comércio Exterior do Brasil Central, em reunião realizada em Cuiabá (MT) pelo Conselho de Administração do Fórum de Governadores Brasil Central.

Neste período, o Estado passou de 242 itens comercializados com o mercado externo para 543, se tornando o segundo com maior evolução da cartela de exportação nestes 10 anos entre os integrantes do Consórcio Brasil Central - Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal.

A reunião aconteceu durante à manhã, antes da realização do Fórum, que ocorre durante à tarde e noite com os governadores dos estados membros. No encontro matinal, estiveram pelo Mato Grosso do Sul os secretários de Governo, Eduardo Riedel, e da secretária de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, que trataram com mais profundidade de assuntos relacionados às questões econômicas e educacionais.

Segundo o consultor da empresa contratada para realizar o estudo, Renato Naegele, os estados integrantes do consórcio aumentaram suas bases de produção mas ainda estão sujeitos a um número muito pequeno de produtos de potencial exportador. "Alguns produtos são expressivos nas exportações, outro tem pouca expressividade", afirmou, acrescentando que a diversificação é o caminho para ter uma base mais segura.

Da cartela de exportações de Mato Grosso do Sul, 11 produtos se destacam na condição que Naegele conceitua como de "diversidade efetiva", por ter maior potencial de desenvolvimento em relação aos mercados consumidores. São eles soja, milho, carne bovina congelada, pastas químicas de madeira, açúcar, carne de aves, farelo e soja, minério de ferro, couros e peles de bovinos e equídeos, carne bovina e papel não revestido.

Nos siga no Google Notícias