ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Pela 1ª vez no ano, Índice de Preços ao Consumidor registra deflação

Aline dos Santos | 05/07/2011 09:12

Capital teve redução dos preços de combustíveis e alimentos em junho

Recuo no preço de combustíveis em junho contribuiu para queda na inflação(Foto: João Garrigó)
Recuo no preço de combustíveis em junho contribuiu para queda na inflação(Foto: João Garrigó)

A redução dos preços de combustíveis e alimentos resultaram na primeira deflação do ano em Campo Grande. Conforme o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), a deflação foi da ordem de -0,19% no mês de junho.

“Os recuos nos preços dos combustíveis e de produtos de alimentação fizeram com que a Capital tivesse essa primeira deflação do ano. Medidas tomadas pelo governo federal, além da regularização na oferta de combustíveis e baixas das carnes bovina, suína e de frango, fizeram com que o índice de inflação recuasse”, analisa o coordenador do Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais ) da Anhanguera/Uniderp, Celso Correia de Souza.

A inflação acumulada em 2011 alcança 4,16% e no acumulado dos últimos 12 meses é de 7,46%, permanecendo acima do limite superior da meta inflacionária do país estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 6,5%. “Apesar de a inflação começar a cair, ainda é necessário que o Governo continue atento à sua evolução”, salienta Celso de Souza.

Dos sete grupos que compõem o IPC/CG, destacaram-se com altas no mês de junho os grupos: Saúde, Vestuário, Habitação, Despesas Pessoais e Educação. Os grupos que registraram deflação foram: Transportes e Alimentação.

O grupo Saúde registrou forte inflação de 0,96%, assim como o grupo Vestuário (0,81%).

Já o índice do grupo Alimentação apresentou deflação de -0,92%. No quesito Transportes, registrou-se forte queda, da ordem de -2,04%, devido principalmente ao recuo do preço da gasolina, que foi de -8,15%. O etanol e o diesel tiveram pequena quedas de preço.

Vilões e mocinhos - Os dez produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação em junho foram: queijo-de-minas, pneu, costela, tomate, gás em botijão, aluguel de apartamento, açúcar, aluguel de casa, bebidas não alcoólicas e linguiça fresca.

Os dez produtos que contribuíram para frear a inflação em junho foram: gasolina, batata, alcatra, leite pasteurizado, etanol, diesel, laranja pêra, frango congelado, contra-filé e cenoura.

Nos siga no Google Notícias