ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Em Campo Grande, 64% das famílias estão endividadas, revela pesquisa

Marta Ferreira | 21/03/2011 15:21

Voltou a subir em março o número de famílias campo-grandenses comprometidas com dívidas como cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Conforme os dados, 64% das famílias ouvidas disseram estar endividadas, maior percentual desde setembro do ano passado.

“No início do ano as pessoas evitaram novos compromissos, porque estavam com o orçamento bastante comprometido com impostos como IPTU e IPVA, além dos gastos com matrícula e materiais escolares, mas a pesquisa mostra que o consumidor voltou às compras”, avalia o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo.

Conforme a pesquisa, o percentual de famílias que têm contas em atraso se manteve em 29% e o das que declaram não ter condições de pagar as dívidas ficou em 12%.

De acordo com a pesquisa, de fevereiro para março o número absoluto de famílias endividadas em Campo Grande passou de 152.036 a 158.684.

Das famílias entrevistadas, 64,8% afirmaram estar comprometidas com contas no cartão de crédito, 31,8% têm dívida no carnê, 12,6% com financiamento de carro e 11% com crédito pessoal. O financiamento de casa é apontado por 7,9% das famílias entrevistadas como o motivo do comprometimento.

Quando questionadas sobre o tempo de comprometimento, 49,1% apontaram que é por mais de um ano. Em 63,2% dos casos as dívidas comprometem de 11% a 50% do orçamento familiar.

Nos siga no Google Notícias