ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Pesquisa revela que brasileiro está menos preocupado com roupa nova no Réveillon

Segundo a pesquisa do SPC Brasil, o percentual dos que vão comprar roupa nova é menor do que em 2013

Michel Faustino | 28/12/2014 21:58

Passar o Réveillon com roupa nova é um dos hábitos mais tradicionais e preferidos dos brasileiros, mas neste ano menos pessoas devem comprar alguma peça nova para vestir nas celebrações de Ano Novo. De acordo com um levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal 'Meu Bolso Feliz', 60% dos consumidores têm a intenção de comprar roupa nova para comemorar a chegada de 2015. No ano passado o percentual era de 74%.

Para os especialistas do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, o cenário econômico de baixo crescimento, juros elevados e inflação corroendo o poder de compra são fatores que pensam na disposição do brasileiro em gastar mais neste fim de ano.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, chama a atenção, contudo, para o fato de que embora o percentual tenha diminuído, prevalece entre a maior parte dos brasileiros a intenção de passar a virada de ano com roupa nova. "Além dos motivos sociais e da superstição que envolvem o hábito de comprar roupa nova, a injeção de capital extra na economia por meio do pagamento da segunda parcela do 13º salário é um fator fundamental para manter a tradição viva", afirma a economista.

Réveillon em casa ou viajando?

A pesquisa do SPC Brasil também procurou identificar onde o brasileiro iria passar a virada do ano. De acordo com o estudo, 36% dos entrevistados pretendem passar o Réveillon em casa, contra 13% que têm a intenção de viajar. Outros 26% devem também comemorar o ano novo em ambiente familiar, como na casa de parentes (12%), dos pais (7%) ou na de amigos (7%).

Nos siga no Google Notícias