ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Petrobras anuncia fracasso na venda de usina de fertilizantes em MS

Negociações com o grupo russo Acron haviam sido retomadas e estavam adiantadas, porém, hoje, Petrobras divulgou fim das tratativas

Silvia Frias | 26/11/2019 09:32
Acordo previa retomada da usina, com término das obras para 2024 (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)
Acordo previa retomada da usina, com término das obras para 2024 (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)

Depois da anunciada retomada das negociações para a venda da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, a Petrobras anunciou oficialmente que a discussão com o grupo russo Acron fracassou.

Em nota sucinta, a Petrobras informou que a venda de 100% da sua participação acionária na Araucária Nitrogenados S.A (ANSA), no Paraná e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), foram encerradas com a Acron “sem efetivação do negócio”.

Na nota, a Petrobras informa que permanece com posicionamento estratégico de “sair integralmente dos negócios de fertilizantes”, com objetivo de manter a “otimização do portfólio e a melhoria de alocação do capital da companhia”.

A retomada das negociações e o interesse manifestado pelo grupo russo Acron foram divulgados no início deste ano, causando grande expectativa no governo do Estado e em Três Lagoas, onde a fábrica foi instalada.

As tratativas se intensificaram a partir de julho deste ano, quando uma delegação do conglomerado russo se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e demais integrantes do staff estadual –e, depois, com autoridades da União–, para debater temas como a transferência de incentivos fiscais da Petrobras para a Acron, considerados cruciais para o fechamento do negócio.

Naquele período, a negociação previa a isenção de pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pela importação de equipamentos usados nas obras e na venda da ureia a ser fabricada no local.

Naquele momento, ficou acertada a assinatura do contrato em agosto, com o início das operações previsto para 2024. No entanto, entraves burocráticos atrasaram a concretização do acordo, que estava previsto para o fim de outubro.

A venda era tida como praticamente certa, conforme declarações do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck que, embora previa atrasos, não tratava de desistência.

Nos siga no Google Notícias