ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

PIB municipal deve crescer 2,5%, metade do registrado em 2021

As atividades comerciais e de serviços do MS vem apresentando crescimento superior a 9%

Lucia Morel | 07/07/2022 16:05
Vista aérea de Campo Grande. (Foto: Prefeitura Municipal)
Vista aérea de Campo Grande. (Foto: Prefeitura Municipal)

O Produto Interno Bruto de Campo Grande deve aumentar em 2,5% este ano, conforme estimativa da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio). A taxa é considerada baixa, já que em 2021, o aumento foi de cerca de 5%.

Para este ano, o recuo, segundo análise, se deve principalmente às incertezas geradas pela pandemia, a desaceleração da economia nacional, a persistência da inflação em patamares elevados, o aumento da taxa SELIC, e as tensões geopolíticas globais, notadamente entre Rússia e Ucrânia.

O boletim revela ainda que nos últimos 12 meses, as atividades comerciais e de serviços do MS vem apresentando crescimento superior a 9%. “Cabe ressaltar que a atividade econômica do Município de Campo Grande é bastante impactada pelo Estado do Mato Grosso do Sul, já que o PIB de Campo Grande é responsável por quase 40% do montante estadual de comércio e serviços”, cita o documento.

Em relação ao comércio exterior, nos últimos 12 meses, Campo Grande exportou e importou mais de US$ 1,137 bilhão de dólares, superando o recorde anterior de 2014.

Os principais produtos exportados no período foram carnes e miudezas comestíveis (+ 18,3% frente a maio de 2021), resíduos e desperdícios das indústrias alimentares (+ 148%) e preparações alimentícias diversas (+ 159%).

E os principais destinos das exportações de Campo Grande em maio foram Egito (em maio de 2021 não houve registro de exportação para este país.), Chile (- 13,9%) e Emirados Árabes Unidos (+ 726%).

Nos siga no Google Notícias