ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Pix por aproximação deve começar na próxima semana, anuncia BC

Nova modalidade permite transferências ao aproximar o celular, sem precisar de aplicativo bancário

Por Jhefferson Gamarra | 29/10/2024 12:58
Pix por aproximação deve começar na próxima semana, anuncia BC
Cliente fazendo pagamento com aproximação do celular (Foto: Reprodução/Mercado Pago)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29) que a modalidade de pagamento do Pix por aproximação começará a funcionar a partir da próxima semana. Com a funcionalidade, os usuários poderão realizar transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Banco Central do Brasil anunciou que o Pix por aproximação, semelhante ao sistema de pagamento por aproximação de carteiras digitais como Google Wallet, estará disponível a partir da próxima semana. A funcionalidade permite que usuários efetuem transferências por meio da aproximação do celular à máquina de cartão, simplificando o processo de pagamento e reduzindo etapas. A implementação será gradual, com a obrigatoriedade para instituições que realizam 99% das operações de iniciação de pagamento a partir de novembro de 2024. As demais instituições terão até janeiro de 2026 para oferecer a funcionalidade. O Banco Central também publicará um ato normativo detalhando a fase de testes e outras simplificações do Pix em desenvolvimento.

“A gente vai lançar o pagamento por aproximação do Pix, do mesmo jeito que você tem hoje na Wallet da Google. Você vai começar a poder fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, explicou Campos Neto no evento Lide Brazil Conference London.

A iniciativa surge após o BC regulamentar a modalidade no início de agosto, simplificando o processo de pagamentos por Pix e diminuindo etapas nas transações. Para utilizar a função, o cliente precisará vincular sua conta a uma carteira digital, como Google Wallet ou Samsung Wallet, e contar com um celular equipado com a tecnologia NFC.

De acordo com o Banco Central, obrigatoriedade da nova modalidade será implementada de forma gradual. A partir de novembro de 2024, as instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade.

Para as demais instituições, o prazo será janeiro de 2026. Além disso, para oferecer essa modalidade, será preciso observar limites mínimos adicionais para capital social e patrimônio líquido.

Antes de novembro, o Banco Central deverá publicar um ato normativo para detalhar a fase de testes da nova ferramenta e outras simplificações do Pix que estão em desenvolvimento.

Nos siga no Google Notícias