ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Por decreto, Bernal reajusta IPTU 2014 em 5,93% na Capital

Aline dos Santos | 23/12/2013 17:00

Por decreto, o prefeito Alcides Bernal (PP) determinou o reajuste de 5,93% para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Campo Grande. O decreto 12.252 foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Município.

O valor e a forma de reajuste, sem passar por análise da Câmara Municipal, já haviam sido antecipados em 5 de dezembro pelo secretário municipal de Receita, Disney Fernandes.

O índice utilizado foi o IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), que teve variação de 5,93% entre outubro de 2012 e setembro deste ano.

Por se tratar de atualização monetária da base de cálculo do IPTU, a correção não precisa de anuência dos vereadores. O legislativo só analisa quando o reajuste é acima da inflação.

Dos 347 mil carnês a serem emitidos pela Prefeitura com novos valores, 242 mil são prediais e 105 mil territoriais. A primeira parcela será paga no dia 10 de fevereiro.

Para pagamento à vista, o desconto será de 20%. Para o pagamento parcelado em até dez vezes, o desconto será de 10%. Os contribuintes beneficiados com bônus do IPTU Azul terão mais 10% de desconto.

Quem estiver com o pagamento em dia, vai receber boleto azul. Contribuintes em atraso vão receber carnê amarelo. Fica dispensado o lançamento do IPTU e taxas do exercício de 2014, de diminuto valor, que seja igual ou inferior a R$ 23,92.

O boleto com valor de até R$ 30 será pago em parcela única. O contribuinte que discordar do lançamento efetuado poderá solicitar revisão até o dia 10 de março de 2014.

Nos siga no Google Notícias