ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para entrega de estudo sobre viabilidade econômica da ferrovia é adiado

Renata Volpe Haddad | 24/08/2015 18:48
Com cerca de 120 demissões e ferrovias abandonadas, estudo sobre viabilidade econômica deveria ter sido entregue hoje. (Foto: Priscilla Peres)
Com cerca de 120 demissões e ferrovias abandonadas, estudo sobre viabilidade econômica deveria ter sido entregue hoje. (Foto: Priscilla Peres)

Foi prorrogado para 14 de setembro, o prazo para entregar ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o plano de desenvolvimento da rede ferroviária de Mato Grosso do Sul. Em junho, o governador determinou que hoje (24) seria o limite para apresentação de um projeto que ateste a viabilidade econômica da ferrovia.

Em um mês, cerca de 120 funcionários foram demitidos da Rumo ALL, responsável pela malha ferroviária do Estado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do governo, durante reunião realizada hoje, o grupo que está elaborando o plano de desenvolvimento da rede ferroviária de Mato Grosso do Sul, ganhou o reforço de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e da empresa Transfesa (Transportes e Serviços Ferroviários S.A).

O Instituto ILOS e a Rumo Logística apresentaram ao grupo um estudo sobre o volume e tipos de cargas que deverão ser transportadas pela ferrovia para garantir sua viabilidade econômica.

Grupo se reuniu nesta manhã e ganhou reforço. (Foto: Nolli Côrrea)
Grupo se reuniu nesta manhã e ganhou reforço. (Foto: Nolli Côrrea)

De acordo com o secretário da Semade (Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Elias Verruck, foi realizado uma discussão forte sobre o volume de carga, preço e competitividade para cada um dos trechos da ferrovia."Com relação ao trecho Campo Grande- Corumbá, nós apresentamos algumas demandas e informações que levantamos na semana passada após reunião que tivemos com a Agesa e representantes do setor de mineração da região", afirmou.

Verruck ressaltou ainda que foi discutido sobre os trechos Campo Grande-Três Lagoas e Três Lagoas-Mairinque, por onde é possível o escoamento de combustíveis, etanol, açúcar, soja, milho, além da possibilidade de exportação e importação de outros produtos pela via férrea.

"Alguns ajustes precisam ser feitos e agora continua o trabalho do grupo para garantir o compromisso de que o plano de desenvolvimento da rede ferroviária do Estado seja entregue ao governador no dia 14 de setembro”, concluiu o secretário.

Nos siga no Google Notícias