ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Primeira exportação do ano pela hidrovia sai do Rio Paraguai rumo a Argentina

A navegação no local estava paralisada desde o segundo semestre do ano passado, por conta da seca da bacia

Gabriela Couto | 28/03/2022 07:29
Embarque de soja no terminal da FV Cereais, no Rio Paraguai, no último sábado (26). (Foto: Chico Ribeiro)
Embarque de soja no terminal da FV Cereais, no Rio Paraguai, no último sábado (26). (Foto: Chico Ribeiro)

Entrou no Rio Paraguai o primeiro navio do ano com soja rumo a Argentina. O feito é comemorado pelo governo do Estado após meses de paralisação do serviço devido à seca na bacia do Pantanal. O transporte iniciou o carregamento da FV Cereais no sábado (26). Ao todo, foram 23 mil toneladas da commodity distribuída em um comboio de 12 barcaças.

E o otimismo para o uso da hidrovia do Rio Paraguai para este ano é grande, com expectativa de recordes, após dois anos de muita seca nas cabeceiras em Mato Grosso. "A retomada dos negócios pela hidrovia é um fator muito importante para a nossa economia e para o setor produtivo, pois a hidrovia tem um papel fundamental para a logística sul-mato-grossense”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

A FV Cereais reiniciou as operações com um volume de carga para navegar com calado de oito pés (2,43m), enquanto a régua do Rio Paraguai no local registrava 2,66 m. O terminal projeta exportar 450 mil toneladas de soja em fase de contratação. A Granel Química opera a partir de um calado de sete pés (2,10 m), superior em relação à régua oficial, instalada na Marinha, logo acima, onde o rio está a 1,80 m, e deve movimentar 2 milhões de toneladas de minério de ferro.

As exportações via hidrovia saem de Porto Murtinho, a 439 km de Campo Grande, onde será o portal da chamada Rota Bioceânica. O município funcionará como um grande entreposto, também conhecido como hub, para levar a produção nacional até o porto chileno, rumo ao mercado asiático, pelo Oceano Pacífico.

“A nossa capacidade de atrair novos empreendimentos para desenvolvimento desse eixo logístico tornou Porto Murtinho uma saída competitiva para a exportação de soja”, enfatiza Jaime Verruck. “O reinício das operações no porto do grupo FV Cereais é um marco, reafirmando as convicções do governador Reinaldo Azambuja e do governo de que este é o melhor caminho da política de expansão do agronegócio e da indústria em nosso Estado.”

A soja estocada no armazém do terminal, com capacidade para 30 mil toneladas, é procedente das lavouras da região de Bonito, novo polo agrícola, distante 250 km de Porto Murtinho. O terminal voltou a operar com 38 trabalhadores, entre funcionários e temporários, e deve abrir novos empregos com o aumento do fluxo de cargas. Em 2021, a unidade iniciou os embarques em fevereiro e exportou no ano 250 mil de um total de 400 mil toneladas contratadas.

O terminal da FV Cereais foi inaugurado em 2020 com um investimento de R$ 110 milhões. O grupo, um dos maiores exportadores do Estado, com sede em Dourados, pretende ampliar a unidade com uma segunda planta, para fertilizantes, e dobrar a capacidade atual do armazém de grãos e açúcar – projetos adiados para 2023, ao custo de R$ 90 milhões. A meta do empreendimento é atingir 1,5 milhão de toneladas/ano, adianta Peter Feter, um dos sócios.

Vale lembrar que a retomada do transporte hidroviário em Mato Grosso do Sul neste ano começou em janeiro, com a saída de minério de ferro do Morro do Urucum, em Corumbá, pelo porto da Granel Química, que fica no município vizinho de Ladário.

Na sequência, com a elevação do nível do rio em Porto Esperança, a Vale ampliou a capacidade de exportação a partir do seu Terminal Gregório Curvo. Dependendo das condições de navegação, os portos estimam operar até setembro.

Nos siga no Google Notícias