ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Procon vai orientar consumidores endividados para realização de acordos

Além de regularizar dívidas, também terá orientação sobre reeducação financeira

Por Leonardo Rocha | 07/08/2020 12:22
Reunião para formação do núcleo no Procon (Foto: Divulgação - Procon)
Reunião para formação do núcleo no Procon (Foto: Divulgação - Procon)

O Procon-MS (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) abriu núcleo para orientar os consumidores que estejam endividados, para que possam fazer acordos e renegociações com as empresas e  credores, além de receber uma “reeducação” financeira.

O Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado vai atender pessoas físicas e não empresas. A intenção é que com este acompanhamento e orientação, possa ter condições de regularizar suas dívidas e fazer uma reestruturação da sua situação econômica.

A instituição resolveu criar este departamento depois de constatar uma “parcela significativa” da população de Mato Grosso do Sul está “endividada”, e que este quadro foi agravado durante a pandemia do coronavírus, com perda de empregos e queda na renda mensal.

A intenção é dar esta orientação em relação a dívidas vencidas, que se acumulam após a aplicação de juros. Serão atendidos consumidores com mais de 18 anos, que estão com comprometimento de no mínimo de 50% de sua renda, em função de dívidas.

Segundo o Procon, o objetivo é estimular a conciliação entre os devedores e credores, assim como orientar os consumidores sobre “reeducação de consumo”. Este grupo de trabalho terá a parceria da Defensoria Pública e outros órgãos estaduais.

Regras de comentário