ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Procon vai orientar consumidores endividados para realização de acordos

Além de regularizar dívidas, também terá orientação sobre reeducação financeira

Leonardo Rocha | 07/08/2020 12:22
Reunião para formação do núcleo no Procon (Foto: Divulgação - Procon)
Reunião para formação do núcleo no Procon (Foto: Divulgação - Procon)

O Procon-MS (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) abriu núcleo para orientar os consumidores que estejam endividados, para que possam fazer acordos e renegociações com as empresas e  credores, além de receber uma “reeducação” financeira.

O Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado vai atender pessoas físicas e não empresas. A intenção é que com este acompanhamento e orientação, possa ter condições de regularizar suas dívidas e fazer uma reestruturação da sua situação econômica.

A instituição resolveu criar este departamento depois de constatar uma “parcela significativa” da população de Mato Grosso do Sul está “endividada”, e que este quadro foi agravado durante a pandemia do coronavírus, com perda de empregos e queda na renda mensal.

A intenção é dar esta orientação em relação a dívidas vencidas, que se acumulam após a aplicação de juros. Serão atendidos consumidores com mais de 18 anos, que estão com comprometimento de no mínimo de 50% de sua renda, em função de dívidas.

Segundo o Procon, o objetivo é estimular a conciliação entre os devedores e credores, assim como orientar os consumidores sobre “reeducação de consumo”. Este grupo de trabalho terá a parceria da Defensoria Pública e outros órgãos estaduais.

Nos siga no Google Notícias