ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Produtores têm até 31 de março para declarar rebanho de equídeos

Viviane Oliveira | 26/03/2017 11:48

Produtores de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de março para declarar seu rebanho de equídeos junto a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Dados de 2016 mostram que o Estado tem 411 mil animais, sendo 82% destes na região do planalto. 

São considerados equídeos os cavalos, burros, mulas, jumentos e pôneis. A declaração é muito importante para um melhor controle destes animais que exigem emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) para todos os trânsitos, em especial para eventos com aglomeração de animais, tais como provas equestres, leilões e exposições agropecuárias.

Além da GTA, os equídeos devem estar acompanhados de exames negativos de Anemia Infeciosa Equina, Mormo e Atestado ou Carteira de vacinação para influenza equina. Lembrando que o primeiro foco de mormo no estado foi em abril de 2015 e desde então os exames negativos são exigidos para trânsito interestadual, para locais de aglomeração, eventos e abate.

Os Médicos Veterinários do setor privado podem prestar serviços no âmbito do PNSE (Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos) em diversas atividades. No que se refere à colheita de amostra para exame de mormo, há obrigatoriedade de cadastrado prévio na Superintendência Federal da Agricultura em MS.

Nos siga no Google Notícias