ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Programa de Eficiência Energética já substituiu 10 mil geladeiras em MS

Paula Vitorino | 29/06/2011 12:40

Aparelhos novos economizam energia elétrica e preservam o meio ambiente

Governador em uma das solenidades de entrega de geladeiras à comunidade.
Governador em uma das solenidades de entrega de geladeiras à comunidade.

Em todo o Mato Grosso do Sul, 10 mil geladeiras já foram entregues para famílias de baixa renda por meio do Programa de Eficiência Energética da Enersul. O número foi alcançado durante mais uma ação do projeto, nesta terça-feira (28), em Ribas do Rio Pardo. A dona de casa Sônia de Freitas Costas recebeu a unidade das mãos do governador André Puccinelli.

As ações realizadas em mais de 30 municípios consistem na substituição de refrigeradores antigos e de alto consumo por aparelhos modernos e até quatro vezes mais econômicos, com um consumo mensal de apenas 15,8 kwh.

Mas o projeto também já substituiu 119 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e realizou a adequação nas instalações elétricas em mais de 25 mil residências.

Em onze anos do programa, já foram economizados 82.147 MWH de energia, o equivalente ao consumo de quatro meses de uma cidade do tamanho de Ribas do Rio Pardo, com uma população de 14 mil habitantes.

O programa desenvolvido pela Enersul em parceria com o Governo do Estado tem investimentos de R$ 54 milhões e a missão de orientar e conscientizar a população para o uso sustentável da energia elétrica.

Preservação - Ao substituir as geladeiras antigas, que usavam o gás CFC, um produto altamente nocivo à camada de ozônio que protege a temperatura em nosso planeta, o Programa ainda contribui para o bem-estar de toda a população, com a preservação do meio ambiente.

As geladeiras antigas foram levadas para processo de reciclagem, na região de Campinas, onde pode ser capturado dessa sucata 48,7 kg de gás CFC. Esse volume do material pode suprir, de forma sustentável, a necessidade de equipamentos que ainda dependem desse tipo de gás que, por restrições ambientais, deixou de ser produzido no país.

Nos siga no Google Notícias