ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Programa de parcelamento para quitar IPTU em atraso vai até dezembro

Luciana Brazil | 18/08/2014 11:28
Central de atendimento ao contribuintes onde serão pagos impostos em atraso. (Foto: Marcelo Victor)
Central de atendimento ao contribuintes onde serão pagos impostos em atraso. (Foto: Marcelo Victor)

O novo PPI (Programa de Pagamento Incentivado) destinado a contribuintes em débito com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que começa a valer a partir do dia 1° do mês que vem, terá três prazos de adesão. Além de setembro e outubro, o pagamento com desconto será concedido também entre o dia 1° de novembro e 23 dezembro, quando grande parte dos contribuintes recebe o 13° salário.

O projeto, que já está em tramitação na Câmara de Vereadores, foi enviado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) e concede a isenção de juros para quem tem parcela vencida até 31 de dezembro de 2013. O programa de parcelamento dá até 80% de desconto para quem pagar à vista o imposto em atraso.

Este será o segundo programa de arrecadação de tributos municipais em atraso. Ainda em andamento, o primeiro concedido pela prefeitura, é destinado a contribuintes em débito com o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e termina no dia 31 de agosto. Segundo a prefeitura, somente em julho, quando começou o programa, foram arrecadados mais R$ 10 milhões.

Para o PPI do IPTU, os pagamentos poderão ser feitos em setembro- com desconto de 80%-, em outubro -com desconto de 70%-, e ainda do dia 1° ao dia 23 de dezembro com desconto de 60%. A arrecadação deste imposto permite também parcelamento da dívida em até 12 meses.

O Programa de Pagamento Incentivado concede benefícios fiscais aos contribuintes inadimplentes, mas também oferece possibilidade de renegociação inclusive para quem já parcelou ou reparcelou dívidas tributárias com a prefeitura. O prazo de adesão ao PPI começa dia 1º de setembro e se estenderá até a última semana de dezembro.

O contribuinte terá duas opções de parcelamento. Se decidir parcelar em até quatro parcelas (entrada e mais três prestações) vai ganhar 60% de desconto da atualização monetária e dos juros e mora. Caso prefira renegociar a dívida em 12 parcelas, não vai pagar os juros do financiamento, terá isenção dos juros de mora, mas em compensação, as parcelas serão atualizadas pelo IPCA-e (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial).

Nos siga no Google Notícias