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Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

27/11/2017 17:55

Projeto para ferrovia de R$ 10 bilhões entre MS e PR será lançado em SP

Osvaldo Júnior
Trem da Ferroeste, empresa do Paraná, que estenderá linha férrea, ligando Mato Grosso do Sul a  Paranaguá (Foto: Divulgação)Trem da Ferroeste, empresa do Paraná, que estenderá linha férrea, ligando Mato Grosso do Sul a Paranaguá (Foto: Divulgação)

O processo para a construção da ferrovia da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste), que ligará Dourados ao Porto de Paranaguá (PR), avança em mais uma etapa. Será realizada nesta terça-feira (28), em São Paulo, o lançamento oficial da PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) da licitação para contratação de empresa que fará estudo do novo traçado. O valor aproximado do estudo é de R$ 25 milhões e de toda ferrovia, de R$ 10 bilhões.

O lançamento da PMI contará com a presença dos governadores de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja e do Paraná, Beto Richa. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e a prefeitura de Dourados, Délia Razuk, também participam do evento, que será realziado no auditório do Hotel Sheraton, em São Paulo.

A Ferroeste é empresa mista que tem como maior acionista o governo do Paraná. A empresa opera trecho de 250 quilômetros, entre Guarapuava (PR) e Cascavel (PR). O tempo de concessão da estrada de ferro, que em março de 2018 completa 30 anos de atividade, estende-se até 2079, e sua área de concessão abrange Paraná e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Ferroeste, a construção de nova ferrovia, no eixo leste-oeste, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná, é fundamental para melhoria do escoamento da produção agrícola, destinado à exportação, via Paranaguá.

Dados levantados pela Ferroeste mostram que o porto paranaense estima, para 2030, movimentar 80 milhões de toneladas, quase o dobro do volume atual. “Entretanto, a ligação campo-porto continua precária: apenas 20% dos 45 milhões de toneladas chegam ao terminal por trem e somente 1% vem da região Oeste”, argumenta a empresa.

A partir dessas projeções, a Ferroeste argumenta que a construção de nova ferrovia é a melhor alternativa para escoar a produção, reduzir custos de transporte e melhorar a competitividade no mercado internacional. “Essa foi a conclusão de uma série de consultas públicas realizadas pela Ferroeste no Paraná e no Mato Grosso do Sul”, informou.

A partir do lançamento da PMI será publicado edital de chamamento, dirigido a empresas que tenham interesse em elaborar o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a estruturação do projeto de uma nova ferrovia.

“O valor estimado do estudo do novo traçado proposto pelo PMI é de cerca de R$ 25 milhões. O custo aproximado da construção efetiva da nova ferrovia, com cerca de mil quilômetros de extensão, será da ordem de R$ 10 bilhões”, informou a Ferroeste.

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