ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Proprietários facilitam aluguel para ocupar imóveis em época de baixa

Ricardo Campos Jr. | 16/06/2017 12:45
Locatários têm reduzido preços do aluguel e facilitado condições para manter imóveis ocupados (Foto: Fernando Antunes / arquivo)
Locatários têm reduzido preços do aluguel e facilitado condições para manter imóveis ocupados (Foto: Fernando Antunes / arquivo)

Depois da recuperação registrada no mercado imobiliário no começo do ano, corretoras e donos de imóveis voltaram a ter dificuldades para encontrar inquilinos. Efeito da crise, quem mora de aluguel está mudando para casas com mensalidades menores ou tem voltado a viver com os pais ou parentes no intuito de economizar.

Marcio Lucas Vargas, corretor da MB5 Engenharia, afirma que 20% dos imóveis da empresa estão vazios por esse motivo. “Tivemos que baixar o valor do aluguel em quase 10%. Em imóveis mais em conta, tivemos que retirar exigências, como caução e fiador”, afirma.

Segundo ele, quem tem casas para alugar e não quer vê-las paradas têm que adotar posturas mais flexíveis para não perder dinheiro durante a recessão. “Não está fácil nem para comprar casas. As exigências estão maiores e o índice de inadimplência também”.

O militar da reserva Paulo Américo, 61 anos, tem três casas de aluguel na Vila Piratininga e, segundo ele, todas estão ocupadas. Recentemente ele perdeu um dos inquilinos, mas conseguiu outro em 20 dias justamente pelas facilidades e compreensões para com os clientes.

“A pessoa faz contrato comigo mesmo, sem imobiliária. A única condição é pagar um aluguel adiantado. Estou com um inquilino que perdeu emprego e ficou devendo dois alugueis. Agora ele já arrumou trabalho de novo e já está regularizando”, afirma.

Marta Recalde, presidente do Sindimóveis (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) afirma que a crise no setor começou ano passado como reflexo da taxa de desocupação.

“Existem realmente muitos imóveis para alugar, como tem muitos imóveis para vender. Isso é decorrente dessa crise que nós estamos vivendo, da falta de empregos. Quando estamos com a taxa de emprego reduzida, as pessoas tem mais condições de moradia, de uma qualidade de vida melhor. A retração nos alugueis decorre da economia”, afirma.

Segundo ela, por conta disso os donos de imóveis tendem a se adequar à realidade de mercado para não ficar com casas vazias. “Eles estão vindo para a realidade dos inquilinos”, conclui.

Nos siga no Google Notícias