ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Protesto do setor de transporte fecha fronteira entre Corumbá e a Bolívia

Empresários brasileiros e bolivianos pedem celeridade em atos aduaneiros que chegam a demorar 15 dias para serem concluídos devido a protesto de agentes da Receita

Humberto Marques | 14/05/2018 16:54
Motoristas e empresários fecharam a fronteira entre Corumbá e Arroyo Concepción. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Motoristas e empresários fecharam a fronteira entre Corumbá e Arroyo Concepción. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Funcionários e empresários do ramo de importação e exportação de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– fecharam nesta segunda-feira (14) o tráfego na fronteira entre Brasil e Bolívia, em protesto contra a demora no processo de importação e exportação. A manifestação foi organizada pelo Setlog Pantanal (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Pantnaal) e teve o apoio da Associação de Transporte Pesado de Arroyo Concepción, no lado boliviano da fronteira.

A manifestação resultou em fechamento parcial da fronteira pela manhã. Angel Saavedra, presidente da associação boliviana, previa interrupção total da circulação na região durante a tarde até que se buscasse uma solução para os problemas aduaneiros.

“Essa é uma medida radical por tempo indeterminado. Nosso governo já tem conhecimento dessa situação e estamos esperando se manifestarem por meio de conversa com o Brasil para que nos dê uma solução”, explicou Saavedra ao jornal Diário Corumbaense. Segundo ele, o lado boliviano é prejudicado pela demora nos trâmites de importação e exportação, prejudicado pela operação padrão de auditores fiscais da Receita Federal.

Representantes dos manifestantes brasileiros informam que, nesta segunda e terça-feira (15), nenhum caminhão sairá ou entrará na Agesa (Armazéns Gerais Alfandegários de Mato Grosso do Sul), que gerencia o porto seco na fronteira.

Conta – Lourival Vieira Costa Junior, presidente do Setlog Pantanal, afirmou que empresários não podem “pagar a conta de uma má administração ou uma ineficiência do governo federal, então, eles que resolvam os problemas entre eles para que a gente não pague essa conta”. Segundo ele, trâmites que levavam até três dias para desembaraço aduaneiro hoje chegam a 15 dias, “gerando um custo muito alto”. A maioria dos caminhões retidos seriam bolivianos, frisou ele.

Alegando prejuízos de até R$ 1 milhão por mês, o sindicalista afirma que, caso não haja resposta, a manifestação poderá ser estendida. Os auditores fiscais, por sua vez, cobram a regulamentação do chamado “Bônus de Eficiência” e da progressão funcional da carreira, realizando operações-padrão por todo o país –atingindo o comércio internacional com as paralisações em aduanas e portos.

Nos siga no Google Notícias