ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Quem pagou IPTU com taxa de lixo "fez ótimo negócio", diz secretário

Até a segunda ordem, vencimento do imposto com desconto está mantido para esta quarta-feira.

Ricardo Campos Jr. e Mayara Bueno | 09/01/2018 11:34
Central de atendimento ao IPTU lotada nesta terça (Foto: André Bittar)
Central de atendimento ao IPTU lotada nesta terça (Foto: André Bittar)

Os cidadãos que pagaram o IPTU antes do desmembramento da taxa de lixo “fizeram um ótimo negócio”, segundo o secretário municipal de finanças, Pedrossian Neto. Em coletiva na manhã desta terça-feira (9), ele disse que por ter aproveitado o desconto de 20% sobre o valor total, esse público não teria razões para voltar à central do imposto para reclamar.

Até a segunda ordem ficará mantido para amanhã o prazo para quitar o tributo mais barato. Sobre eventuais ações judiciais questionando a cobrança, o titular da pasta diz que “não vamos trabalhar com futurologia e esperar essas eventuais decisões para saber qual o teor. O que a Justiça decidir nós acatamos”.

O valor repassado à Solurb pelo serviço já era cobrado, mas mudou de nome com a lei aprovada em novembro do ano passado pela Câmara Municipal a pedido do Executivo, foi embutido no IPTU como taxa.

A central de atendimento montada ao lado do Paço Municipal para atender os contribuintes funcionará enquanto houver interessados em pedir o desmembramento, que segundo Pedrossian Neto só foi possível por conta de uma regra que prevê 90 dias entre a publicação e execução de novas normativas.

Os interessados farão a solicitação e retornarão amanhã para buscar os dois boletos. Uma força-tarefa com cem funcionários públicos trabalhará para imprimi-los e entregá-los a tempo.

Contribuintes são atendidos em central montada no Paço Municipal (Foto: André Bittar)
Contribuintes são atendidos em central montada no Paço Municipal (Foto: André Bittar)

Para os demais atendimentos, como renegociação de débitos anteriores, o expediente encerra às 17h, como nos dias anteriores. O secretário de Finanças não fez uma estimativa de quantas pessoas estão buscando a separação da taxa, mas afirmou que são centenas.

A medida tomada a dois dias do vencimento do IPTU à vista provocou corrida aos postos de atendimento da prefeitura. Na manhã de hoje, centenas de pessoas formaram fila na Central do IPTU e na Central de Atendimento ao Cidadão, que fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon. Muitas delas já contavam que teriam de passar o dia todo no local.

Susto - A taxa de lixo começou a causar polêmica assim que os carnês do IPTU começaram a chegar às residências. Contribuintes reclamam do valor cobrado.

Enquanto o imposto teve reajuste de 2,56%, o menor desde 2013, a taxa lixo foi novidade, questionada por entidades e alvo de pedido de suspensão no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com Pedrossian até o ano passado a cobrança recebia o nome de taxa de limpeza, também cobrada no boleto do imposto e que gerava arrecadação de R$ 30 milhões por ano.

A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, mais conhecida como taxa do lixo, por instituída pela Lei Complementar 308, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e publicada em 29 de novembro de 2017.

Assista, na íntegra, a coletiva de imprensa:

Nos siga no Google Notícias