ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Prefeitura atende em dois pontos para separar taxa de lixo do IPTU

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 09/01/2018 08:54
Fila na Central de Atendimento ao Cidadão (Foto: André Bittar)
Fila na Central de Atendimento ao Cidadão (Foto: André Bittar)

Contribuintes interessados em fazer a separação da taxa de lixo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) podem procurar a Central de Atendimento ao Cidadão quanto na Central do IPTU, na sede da Prefeitura de Campo Grande.

A administração municipal decidiu dar a alternativa para quem questiona a taxa de lixo, mas não quer perder os 20% de desconto para pagar imposto à vista – prazo vence nesta quarta-feira (10) – no fim da tarde desta segunda-feira (8), após reunião na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Já no início da manhã desta terça-feira (9), contribuintes lotaram a Central de Atendimento ao Cidadão, parte para questionar a taxa de lixo e outra parte já para pedir a retirada do valor do boleto do IPTU.

As informações eram desencontradas no início da manhã e algumas pessoas chegaram a ser orientadas a procurar a outra unidade de atendimento, mas já estavam sabendo que os dois pontos receberiam a demanda.

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, recomendou que os contribuintes optem pela central que fica na prefeitura, porque o atendimento é exclusivamente voltado para demandas do IPTU.

Separada, a taxa de lixo poderá ser paga com 5% até 12 de março, conforme ficou decidido na tarde de ontem.

Susto - A taxa de lixo começou  a causar polêmica assim que os carnês do IPTU começaram a chegar à residências. Contribuintes reclamam do valor cobrado. 

Enquanto o imposto teve reajuste de 2,56%, o menor desde 2013, a taxa lixo foi novidade, questionada por entidades e alvo de pedido de suspensão no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com Pedrossian até o ano passado a cobrança recebia o nome de taxa de limpeza, também cobrada no boleto do imposto e que gerava arrecadação de R$ 30 milhões por ano. A taxa foi extinta e substituída pela Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, mais conhecida como taxa do lixo, por meio da Lei Complementar 308, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e publicada em 29 de novembro de 2017.

Nos siga no Google Notícias