ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Receita põe 31,2 mil contribuintes na malha fina em Mato Grosso do Sul

Bruno Chaves | 03/06/2014 13:49

Do total de contribuintes que fez a declaração do Imposto de Renda este ano em Mato Grosso do Sul, 31.297 caíram na malha fina. O número foi divulgado pela Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande. A quantidade representa 8,7% das 357.678 declarações recebidas até o fim do prazo, 30 de abril deste ano. Quando comparada ao número de declarações que caíram na malha fina em 2013, a quantidade é 25% maior.

A malha fina é o resultado do cruzamento das informações dos sistemas da Receita Federal e das declarações dos contribuintes. Conforme o chefe de fiscalização da delegacia da Receita Federal da Capital, Marcos André Mas, “os erros mais comuns que fazem a pessoa incidir em malha estão relacionados a omissão de rendimentos e deduções altas; e as despesas médicas altas”.

“Cair em malha não quer dizer que pessoa está errada. A malha tem parâmetros, se você errou pode retificar para corrigir. O primeiro passo, antes de procurar um contador e a Receita, é entrar no site da Receita Federal e verificar o extrato de declaração, que vai verificar a situação e dizer o porquê incidiu em malha”, explicou.

Dessa forma, o contribuinte deve, o quanto antes, examinar a declaração, tomar conhecimento das irregularidades descritas e, se necessário, apresentar declaração retificadora para sair da malha fina, já que as declarações classificadas com problemas não aparecem nos lotes de restituição.

Conforme calendário do Imposto de Renda 2014, o primeiro lote de restituição será pago no dia 16 de junho. Normalmente, a consulta, fica liberada com pelo menos uma semana de antecedência. Contribuintes com mais de 65 anos e que declararam os rendimentos com agilidade costuma entrar no primeiro lote de restituição. Este ano são sete lotes, que, a partir do mês que vem, começam a ser pagos todo dia 15.

Nos siga no Google Notícias