ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Reinaldo diz que interesse russo em fábrica de Três Lagoas segue indefinido

Reinaldo Azambuja acredita que reflexos na importação de fertilizantes poderão ser sentidos em 2023

Gabriela Couto e Cleber Gellio | 03/03/2022 12:13
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista na manhã desta quinta-feira (3). (Foto: Paulo Francis)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista na manhã desta quinta-feira (3). (Foto: Paulo Francis)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) repercutiu a situação da demanda por fertilizantes, que motivaram preocupação do país devido aos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os russos estavam fechados com a compra da fábrica de adubo, a UFN3, de Três Lagoas. Além disso, eles são os principais exportadores do insumo para o agronegócio brasileiro.

Segundo o governador, a situação ainda não foi definida. "Ainda não tem encaminhamento. Conversei com o general Luna, da Petrobras, e não tem ainda uma definição concreta se os embargos atrapalham ou não as negociações entre Petrobras e os russos."

Ele acredita que a situação será apaziguada. "O mais importante é que se não ficar com os russos, a Petrobras achará outro caminho, até porque a produção de fertilizantes hidrogenados neste momento é muito importante para economia do Brasil devido a esse insumo ser de importância vital no crescimento do agronegócio brasileiro."

Azambuja ficou tranquilo com o pronunciamento da ministra da Agricultura Tereza Cristina. "Para essa safrinha que está plantada é muito tranquilo. Para a próxima safra de verão com plantio entre setembro e outubro, já temos estoque, conforme declarou a ministra Tereza Cristina disse ontem."

No entanto, o governador está em alerta para a questão do plantio no próximo ano. "Acho que o grande problema poderá vir para a safrinha de 2023, mas até lá, temos um tempo para olhar a acomodação do mercado e aí, com certeza, a UFN3 também terá uma posição. Ou com os russos ou a própria Petrobras, muitas vezes, assumindo aquele ativo e fabricando os nitrogenados em Mato Grosso do Sul."

Nos siga no Google Notícias