ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Resolução pode beneficiar produtores atingidos pela seca

Redação | 09/07/2009 15:28

O governo federal vai encaminhar na próxima semana ao CMN (Conselho Monetário Nacional) proposta de voto para que os benefícios da Resolução nº 3.730 sejam estendidos a todos os municípios afetados pela estiagem em Mato Grosso do Sul.

A informação é do deputado federal Waldemir Moka (PMDB), que participou ontem de audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

O parlamentar esteve acompanhado de vários prefeitos, entre eles Ari Artuzi (Dourados), Celso Vargas (Maracaju) e Daltro Fiúza (Sidrolândia), além do presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Junior, e presidentes de sindicatos rurais.

A norma do CMN, que permitiu a prorrogação do pagamento de parcela das dívidas de custeio e investimento para 15 de agosto de 2009, só alcançou produtores cujos municípios tenham decretado estado de emergência até 13 de maio.

No entanto, pelo menos 14 prefeituras entraram com o pedido após essa data, o que levou o deputado federal Waldemir Moka (PMDB) a solicitar ao ministro da Agricultura a extensão das medidas a todos os municípios.

A nova resolução deverá ser votada na reunião do dia 30 deste mês. Moka diz que, dependendo da pauta, o CMN também poderá convocar reunião extraordinária.

As novas medidas vão beneficiar todos os municípios sul-mato-grossenses que enfrentaram problemas com a falta de chuva nos últimos meses.

Dados da Famasul mostram que a seca prejudicou a produção de culturas, como soja, algodão e milho. A estimativa é que os prejuízos já se aproximem dos R$ 500 milhões.

De acordo com o deputado Moka, para ser contemplado pela futura resolução do CMN, o prefeito deverá apresentar somente boletim meteorológico que comprove a ocorrência do fenômeno nas áreas abrangidas pelo município.

Nos siga no Google Notícias