ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Revisão na conta de luz ajuda Capital a ter maior inflação do país em abril

IPCA de Campo Grande saltou de -0,35% em março para 0,73%, segundo IBGE

Ricardo Campos Jr. | 10/05/2018 11:44
Contas de luz ficaram mais caras com revisão (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)
Contas de luz ficaram mais caras com revisão (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)

O aumento nas contas de energia elétrica provocado pela revisão tarifária da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) ajudou Campo Grande a obter a maior inflação do país em abril medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que leva em conta os gastos das famílias com rendimentos de um a 40 salários mínimos.

Segundo o estudo, conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Capital saltou de -0,35% em março para 0,73%.

O IPCA na Capital acumula alta de 0,68% neste ano e de 1,98% nos últimos 12 meses. Além da energia elevada em 10,65%, também favoreceu a inflação o aumento na tarifa dos ônibus interestaduais em 2,78%.

A nível nacional, o índice de abril fechou em 0,22% e ficou 0,13 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,09% registrada em março. O acumulado no ano, que registrou 0,92%, apresentou o menor nível para um mês de abril desde a implantação do Plano Real.

Dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, segundo o IBGE, apenas Comunicação apresentou deflação em abril, com variação de -0,07%. Transportes, com variação de 0,00% mostrou, na média, estabilidade nos preços de março para abril. Já os demais grupos vieram com alta, variando de 0,08% a 0,91%, conforme pode ser observado na tabela abaixo.

Os alimentos registraram alta de 0,09% em abril. Os itens comprados para comer em casa foram de 0,27% em abril, ao passo que a alimentação fora registrou queda de 0,22% frente a alta de 0,52% de março. Tal movimento foi impulsionado pela refeição fora (de 0,62% em março para -0,55% em abril).

Abrangência - O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que leva em consideração apenas as famílias com renda de um a cinco salários mínimos, fechou em 0,72% em abril na Capital, também o maior do país.

Conforme o IBGE, Campo Grande acumula INPC de 0,01% neste ano e de 0,33% nos últimos 12 meses.

Revisão na conta de luz ajuda Capital a ter maior inflação do país em abril
Nos siga no Google Notícias