Rússia libera exportação de frigorífico em MS

A Rússia autorizou o frigorífico Fribrasil Alimentos, de Caarapó, a 283 quilômetros de Campo Grande, a exportar carne bovina para o mercado russo e da União Aduaneira, formada pelo Cazaquistão e Bielourússia. O comunicado feito no site do Serviço Veterinário Russo foi confirmado pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos).
Em setembro, as exportações para a Rússia cresceram 13% em volume e 25% em receita. O aumento é motivado embargo que o país fez a aquisição dos Estados Unidos e União Europeia devido à crise na Ucrânia. Com isso, a Abrafrigo pretende aproveitar a oportunidade para estreitar as relações com o mercado russo que está mais receptivo ao produto brasileiro de pois do embargo.
De acordo com dados da Abrafrigo até setembro, o mercado da União Aduaneira foi o principal cliente mundial para a carne brasileira; seguido por Hong Kong, uma das portas de entrada do mercado chinês.
No total, frigoríficos brasileiros exportaram 1,1 milhão de toneladas com receita de US$ 5,3 bilhões nos nove primeiros meses do ano. Em outubro a associação, por meio da área internacional, ajudou na habilitação de exportações do Frivasa (Frigorífico Vale do Sapucaí Ltda), de Itajubá, no sul de Minais Gerais para os mercados do Irã e Argentina.