ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Safra de milho em MS vai bater recorde com 11,4 milhões de toneladas

A projeção inicial era de 9,5 milhões de toneladas, mas o clima está favorável e a produção deve surpreender

Maressa Mendonça | 15/08/2019 16:40
A produção da segunda safra de milho vai bater recorde em MS (foto: Divulgação/Famasul)
A produção da segunda safra de milho vai bater recorde em MS (foto: Divulgação/Famasul)

Uma nova projeção da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul) aponta que a produção da segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul baterá um recorde de 11,4 milhões de toneladas.

Em junho, a projeção era de 9,5 milhões de toneladas, número que já era considerado um recorde, mas como o clima está favorável o andamento da safra está surpreendendo.

“O levantamento das safras passadas, junto aos investimentos dos agricultores e expectativa de comportamento do clima, nos levaram a crer em uma safra robusta, mas não na casa dos 11 milhões de toneladas”, comentou o presidente da Aprosoja MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul), Juliano Schmaedecke.

Este levantamento a que Schmaedecke se refere é o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS). “Conseguimos averiguar o mínimo impacto climático, altas produtividades em algumas fazendas, além de áreas que antes eram ocupadas por outras culturas, que deram espaço para o milho”, completou.

A projeção inicial estimava cerca de 83 sacas por hectare e a atual ainda é mantida em 88 sacas, um aumento 6% no potencial esperado de produtividade de grão. A área destinada ao cultivo do milho deve chegar a 2.173 milhões de hectares.

Colheita - Com base no relatório do Siga MS a área colhida de milho acompanhada pelo Projeto SIGA MS alcançou 78,9%, o equivalente a 1,713 milhão de hectares.

A região Norte está com a colheita mais avançada, com média de 97%, enquanto a região Centro soma 79,7% e a região Sul com 75,9% de média.

Na soma o percentual de área colhida no estado, na segunda safra de milho, está cerca de 25,6% superior ao mesmo período do ciclo passado.

Nos siga no Google Notícias