ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Incêndio em pastagem se alastra rápido e atinge lavouras de cana e milho

Fogo atingiu propriedades rurais na margem da BR-463, entre os municípios de Dourados e Ponta Porã

Helio de Freitas, de Dourados | 09/08/2019 16:25
Área destruída pelo fogo nesta sexta-feira na margem da BR-463, em Dourados (Foto: Marciel Arruda/RIT TV)
Área destruída pelo fogo nesta sexta-feira na margem da BR-463, em Dourados (Foto: Marciel Arruda/RIT TV)

Incêndio de grande proporção atingiu várias propriedades rurais nesta sexta-feira (9) na margem da BR-463, entre os municípios de Dourados e Ponta Porã. O fogo começou em pastagens secas na beira da estrada, mas devido ao vento e o clima seco com umidade relativa do ar abaixo de 20%, se alastrou em minutos e atingiu lavouras de cana e de milho.

A área mais atingida pelas chamadas fica a pelo menos 25 km do Trevo da Bandeira, o encontro das BRs 163 e 463, sentido Dourados-Ponta Porã. Nas imagens captadas pelo repórter cinematográfico Marciel Arruda, da RIT TV em Dourados, é possível ver as chamas se alastrando na vegetação seca, como mostra o vídeo abaixo.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) mandou equipes para controlar o tráfego e alertar os motoristas sobre a fumaça que cobria a pista.

O incêndio atingiu até áreas próximas à subestação da Eletrosul. Em locais por onde o fogo passou é possível perceber redes de alta de tensão cobertas pela fumaça. Há relatos de falta de energia elétrica em vários bairros das regiões norte e oeste da cidade.

Pessoas que passaram pela estrada relatam que não viram equipes do Corpo de Bombeiros atuando no combate às chamas. Apenas funcionários das propriedades, usando tratores, faziam o chamado aceiro para impedir o fogo de se espalhar ainda mais.

Alerta – De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar atingiu 20% às 15h desta sexta-feira, considerado estado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A temperatura chegou a 32 graus.

Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há pequena quantidade de água em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.

Nos siga no Google Notícias