ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

“Se economizar mais, vou ficar sem luz”, diz consumidor sobre luta para poupar

Rotina de muitos lares já inclui banho frio, noite no breu e só geladeira na tomada

Aline dos Santos e Cristiano Arruda | 27/08/2021 10:48
“Se economizar mais, vou ter que ficar sem luz”, diz a empregada doméstica Lucinda. (Foto: Marcos Maluf)
“Se economizar mais, vou ter que ficar sem luz”, diz a empregada doméstica Lucinda. (Foto: Marcos Maluf)

Ainda sob o eco do pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que a população colabore e apague um “ponto de luz”, os campo-grandenses contam que sentem a crise hídrica no bolso e, praticamente, já esgotaram as estratégias para economizar energia. Tem gente que nem usa o chuveiro elétrico, enquanto a maioria só deixa um eletrodoméstico ligado: a indispensável geladeira.

“Se economizar mais, vou ter que ficar sem luz”, diz a empregada doméstica Lucinda Cosme de Souza, 53 anos. Ela explica que procura desligar todos os aparelhos em casa. “Acompanhei o que o presidente falou e já fazia isso [economia] antes. Uso o que posso pagar, de acordo com o meu salário”, afirma.

A rotina no lar do ajudante de obras José Jorge da Silva, 48 anos, também inclui medidas para economizar energia. “Não passa roupa e não usa chuveiro elétrico. O pobre não tem como parcelar conta e, se parcela, não paga. Sei da crise hídrica que estamos passando e tento fazer a minha parte”.

O aposentado Pedro Aleixo de Souza, 72 anos, relata que dorme no breu para economizar luz. “Tento economizar ao máximo. Só deixo a geladeira ligada, por conta dos alimentos. Mesmo economizando, tem oscilação de R$ 2 a R$ 3 todo mês”, afirma.

"Sei da crise hídrica que estamos passando e tento fazer a minha parte", diz José Jorge. (Foto: Marcos Maluf)
"Sei da crise hídrica que estamos passando e tento fazer a minha parte", diz José Jorge. (Foto: Marcos Maluf)

Dono de borracharia e conveniência no Jardim Noroeste, Adriano dos Santos, 37 anos, trocou todos os freezers para economizar. “A economia de energia vai depender de pessoa para a pessoa. Uns economizam, outros não”.

Pedido Durante sua live semanal nas redes sociais, na noite de quinta-feira (dia 26), o presidente classificou como "problema sério" a atual crise energética.

"O problema é sério. Eu vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz agora. Eu peço esse favor pra você. Assim, você estará ajudando a economizar energia e a economizar água das hidrelétricas", afirmou.

Também na quinta-feira, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que será preciso garantir uma produção adicional de energia, a partir de outubro, para atender à demanda que não poderá ser suprida pelas usinas hidrelétricas.

"Só deixo a geladeira ligada, por conta dos alimentos", afirma Pedro Aleixo. (Foto: Marcos Maluf)
"Só deixo a geladeira ligada, por conta dos alimentos", afirma Pedro Aleixo. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias