ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Segunda etapa de vacinação contra aftosa em MS começa em novembro

Elci Holsback | 11/08/2016 14:13
Vacinação é obrigatória em todo rebanho (Foto: Iagro)
Vacinação é obrigatória em todo rebanho (Foto: Iagro)

Resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (11) dispõe sobre a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, que começa à partir do mês de novembro.

De acordo com o decreto assinado pelo diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal de MS), Luciano Chiochetta é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino do Estado cumprindo o seguinte calendário: No período de 1º a 30 de novembro devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade e entre 1º de novembro e 15 de dezembro o produtor deve realizar  registro da vacinação do rebanho, via web.

No período de 1º de novembro a 15 de dezembro, deve ser vacinado todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro. 

A Iagro alerta ainda que, após a efetiva vacinação é obrigatório o registro da mesma pelo produtor via web no Sistema de Atenção Animal da Iagro-Saniagro ou em casos específicos, e a critério da agência, em seus escritórios locais, que deverá ser feito no máximo até 15 dias após o encerramento da etapa vigente. 

A opção pela vacinação de animais em um dos períodos estabelecidos deve ser feita no momento da abertura da Ficha Sanitária no escritório da IAGRO e somente poderá ser alterada mediante solicitação à agência. A antecipação da vacinação contra febre aftosa é autorizada apenas em período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante envio de requerimento escrito e fundamentado assinado pelo produtor rural ou pelo seu representante legal, protocolizado no escritório local da Iagro no município de origem.

Suínos ovídeos e caprinos não devem ser vacinados contra febre aftosa. 

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa teve início na região de fronteira no dia 1° de abril e seguiu até 15 de maio. No Planalto, o período de vacinação foi entre 02 de maio e 1º de junho e no Pantanal, entre 02 de maio a 16 de junho.

Desde 2008, o Planalto e o Pantanal possuem status de área livre de febre aftosa com vacinação, de acordo com a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) e, em 2011 a região de Fronteira também adquiriu o status.

Nos siga no Google Notícias