A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Outubro de 2017

15/09/2014 15:06

Segunda-feira é o dia preferido para colocar contas em dia na Capital

Luciana Brazil
Itamar prefere pagar na sexta para não gastar o dinheiro no fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)Itamar prefere pagar na sexta para não gastar o dinheiro no fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)

Se é que existe o dia perfeito para pagar as contas, em Campo Grande essa data é a segunda-feira. No primeiro dia de labuta depois do fim de semana, o movimento no balcão do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) na Capital aumenta vertiginosamente em comparação com outros dias da semana.

Não há números específicos, de acordo com a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), mas na segunda-feira muita gente corre para a central. A fila para o tirar o extrato, onde constam as condições das dívidas que “sujam” o nome e impossibilitam a aquisição de crédito na praça, comprova a procura. Por dia, a média de consultas ao serviço, em agosto, foi de 575.

O comportamento do campo-grandense diferere do que foi levantado no restante do país. Levantamento divulgado na semana passada pela Serasa Experian mostra que no caso de consultas feitas pelo serviço Limpa Nome Online da Serasa, a terça-feira foi opção da maioria. As visitas ao site decresceram nas quartas, quintas e sextas, ficando mínima aos sábados e domingos.

Sem contar com o pagamento das contas mensais, as quais o vencimento não está relacionado a nenhum dia da semana, em Campo Grande, a população opta pela segunda-feira quando o assunto é consultar as finanças em débito. Nas ruas é fácil encontrar quem confirme essa preferência, no entanto, para os campo-grandenses existem outras opções, como a sexta-feira. “Pago na sexta, antes de gastar o dinheiro no fim de semana”, confessou o auxiliar administrativo Itamar da Silva, 34 anos.

Do outro lado do balcão, a funcionária do SCPC, Caline Gonçalves, observa a correria dos que querem começar a semana se livrando da inadimplência. “Na segunda-feira a fila não para, isso aqui fica lotado. Com o passar dos dias, a frequência diminui”, disse.

Levantamento aponta que no serviço Limpa Nome Online a procura maior é na terça-feira. (Foto: Marcelo Calazans)Levantamento aponta que no serviço Limpa Nome Online a procura maior é na terça-feira. (Foto: Marcelo Calazans)

Pressa-Para resolver logo as pendências, o comissionado Átila Barros, 24 anos, escolhe geralmente o primeiro dia da semana para ficar mais tranquilo. “Gosto de resolver o quanto antes porque já fico com a semana livre”, afirmou.

“Eu nunca parei para pensar nisso, mas acho que na maioria das vezes gosto de pagar as contas na sexta-feira. Agora, se tiver que limpar o nome é melhor ir logo nos primeiros dias da semana”, explicou a recriadora Marinalva dos santos Ribeiro, 29 anos.

Engrossando o discurso, a publicitária Luíza Serani, 27, diz que não “se atreve” a resolver nada na segunda, já que detesta o primeiro dia da semana. “Eu odeio segunda-feira, estou sempre mal-humorada e com sono. Agora, é obvio que se tiver algo urgente, terei que resolver. Mas se eu puder escolher, deixo tudo para sexta-feira porque é o dia mais gostoso da semana”, diz ela que já teve o nome "sujo".

Quando saiu da inadimplência a publicitária precisou correr contra o tempo e a segunda-feira estava lá para facilitar sua vida. “Tirei o extrato no SPC e fui atras dos meus credores na segunda mesmo, porque tinha pressa”, completou.

Se para a escolha da segunda-feira a explicação é o início da semana, para os dados online a cobrança dá o rumo. Conforme disse o superintendente de Informações sobre o Consumidor da Serasa, Vander Negata, em entrevista ao site G1, os credores "estão a todo vapor às segunda-feiras", o que explica o dado sobre consulta online. Segundo ele, essa é a prova que ao ser cobrado, o consumidor busca alternativas para solucionar suas pendências financeiras. Ainda segundo a pesquisa, o segundo dia de maior acesso ao serviço Limpa Nome Online é a quarta-feira, um reflexo do movimento anterior.

 

Bolsa cai e cotação do dólar fecha no maior valor em mais de três meses
Em um dia de tensão no mercado financeiro, a Bolsa de Valores de São Paulo caiu, e o dólar norte-americano fechou no maior valor em mais de três mese...
Anatel rejeita proposta da Oi de trocar multas por investimentos
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou nesta segunda-feira (23) a proposta feita pela empresa de telefonia Oi, ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions