A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/02/2014 16:10

Sem prêmio especial e sem obras, contribuinte decide parcelar IPTU

Alan Diógenes
Contribuintes reclamam da falta de incentivo da prefeitura para o pagamento à vista do IPTU. (Foto: Pedro Peralta)Contribuintes reclamam da falta de incentivo da prefeitura para o pagamento à vista do IPTU. (Foto: Pedro Peralta)

Os contribuintes de Campo Grande estão deixando de pagar a vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano pela falta de incentivo da prefeitura da Capital além do desconto de 20%. Além da falta de prêmio especial, como casa e apartamento, os moradores estão revoltados com a situação de abandono da Capital.

Até o último ano da gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), eram sorteadas casas e apartamentos. Além disso, a população campo-grandense não tem visto melhorias nos bairros da Capital apesar do aumento do IPTU ter sido de até 400% em alguns casos.

A população cobra melhorias, como: asfalto, iluminação e segurança. Esse é o caso do policial militar Alessio Aparecido, 50 anos, que o ano passado pagou a vista o IPTU, mas este ano mesmo aguardando na fila da Central de Atendimento do IPTU para pagar parcelada a dívida com a prefeitura, ele não está satisfeito com a falta de melhorias em seu bairro.

"O prefeito deveria consultar as pessoas se elas queriam ou não esse reajuste, e se fosse reajustar nós que deveríamos apontar onde deveriam ser feitas as obras pela cidade. Aumenta o IPTU, mas não aumentam as melhorias. Na época de outros governantes, não aconteciam essas coisas”, afirmou.

As críticas contra o prefeito Alcides Bernal (PP) referentes ao valor do IPTU não foram poucas no CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon. Algumas pessoas encontraram cobranças indevidas nos carnês, enquanto outras consideraram o aumento de seus impostos exorbitantes.

“Sempre paguei em dia o IPTU, mesmo assim além desse ano ter aumentado o valor, encontrei cobranças indevidas no meu documento. Sem falar que na minha rua não existe escoamento de água e minha casa vive alagando, ou seja, não é justo eu pagar esse valor se nem mesmo tenho as condições devidas de moradia”, destacou a dona de casa Emilaine de Souza, 26.

Para a cozinheira Geovanisse Barbosa, 53 anos, que também pagou a vista o IPTU no ano passado, mas nesse irá pagar parcelado. O aumento do imposto é mais um indício da má administração do prefeito Alcides Bernal. “Para mim esse aumento é um absurdo, se o prefeito pelo menos fizesse alguma coisa, mas não vejo ele fazer nada desde o ano passado. O pior é que a gente tem que pagar essa dívida de qualquer jeito se não sofremos retaliações por parte da lei”, comentou.

A Prefeitura de Campo Grande irá sortear um carro zero no final do ano para todos os contribuintes, mesmo aqueles que pagaram o imposto parcelado.

“Não acredito mais em prêmio nenhum. Particularmente nunca vi ninguém ganhar nada, a gente só perde, pois a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e é o contribuinte que ter que pagar a conta", reclama a contribuinte.

OAB atesta ilegalidade e vai entrar na Justiça contra reajuste abusivo do IPTU
Com o parecer da Comissão de Assuntos Tributários em mãos, a diretoria da OAB-MS (Ordem dos advogados do Brasil) vai ajuizar na segunda-feira (10) um...
Defensoria flagra reajuste de 235% e pede suspensão de carnês na Justiça
A Defensoria Pública constatou reajuste de 235% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Campo Grande e pede na Justiça liminar para a suspe...
OAB diz que reajuste abusivo do IPTU é ilegal e estuda ação na Justiça
A Comissão de Assuntos Tributários da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso Do Sul) emitiu parecer em que considera ilegal ...


Burrice parcelar o IPTU só por não ter premios atraentes. Com centenas de milhares de imoveis na cidade a chance de ganhar é zero mesmo (embora maior do que a chance de ganhar a Mega sENA...) ou seja: esquece os premios e foca no valor total a ser pago e os juros.

Pois: a vantagem de parcelar esta no ganho de juros. Um desconto de 20% em comparação a parcelar em 10x (10 meses) é a mesma coisa que juros de 25% ao ano. Se tiver o dinheiro na poupança, não vale a pena parcelar: o ganho com juros na poupança é bem menor do que o desconto. Mas também: se não tiver o dinheiro na conta vale a pena até fazer um emprestimo para pagar a vista, e depois pagar as 10 parcelas para o banco, pois os juros do emprestimo serão menores do que o desconto do IPTU. É só saber fazer contas...
 
Marcos da Silva em 07/02/2014 17:19:51
PARABENS AOS CIDADÃOS QUE TIVERAM ATITUDE DE PARCELAR, VAMOS NOS UNIR, A PREFEITURA NÃO EXISTE SEM A POPULAÇÃO E A POPULAÇÃO É DESRESPEITADA PELA PREFEITURA DIA APÓS DIA, SACO VAZIO NÃO PÁRA EM PÉ, VÃO TER QUE ROUBAR MENOS POR MES.
PARABENS !!!!!
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 07/02/2014 16:35:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions