ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Sem prêmio especial e sem obras, contribuinte decide parcelar IPTU

Alan Diógenes | 07/02/2014 16:10
Contribuintes reclamam da falta de incentivo da prefeitura para o pagamento à vista do IPTU. (Foto: Pedro Peralta)
Contribuintes reclamam da falta de incentivo da prefeitura para o pagamento à vista do IPTU. (Foto: Pedro Peralta)

Os contribuintes de Campo Grande estão deixando de pagar a vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano pela falta de incentivo da prefeitura da Capital além do desconto de 20%. Além da falta de prêmio especial, como casa e apartamento, os moradores estão revoltados com a situação de abandono da Capital.

Até o último ano da gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), eram sorteadas casas e apartamentos. Além disso, a população campo-grandense não tem visto melhorias nos bairros da Capital apesar do aumento do IPTU ter sido de até 400% em alguns casos.

A população cobra melhorias, como: asfalto, iluminação e segurança. Esse é o caso do policial militar Alessio Aparecido, 50 anos, que o ano passado pagou a vista o IPTU, mas este ano mesmo aguardando na fila da Central de Atendimento do IPTU para pagar parcelada a dívida com a prefeitura, ele não está satisfeito com a falta de melhorias em seu bairro.

"O prefeito deveria consultar as pessoas se elas queriam ou não esse reajuste, e se fosse reajustar nós que deveríamos apontar onde deveriam ser feitas as obras pela cidade. Aumenta o IPTU, mas não aumentam as melhorias. Na época de outros governantes, não aconteciam essas coisas”, afirmou.

As críticas contra o prefeito Alcides Bernal (PP) referentes ao valor do IPTU não foram poucas no CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon. Algumas pessoas encontraram cobranças indevidas nos carnês, enquanto outras consideraram o aumento de seus impostos exorbitantes.

“Sempre paguei em dia o IPTU, mesmo assim além desse ano ter aumentado o valor, encontrei cobranças indevidas no meu documento. Sem falar que na minha rua não existe escoamento de água e minha casa vive alagando, ou seja, não é justo eu pagar esse valor se nem mesmo tenho as condições devidas de moradia”, destacou a dona de casa Emilaine de Souza, 26.

Para a cozinheira Geovanisse Barbosa, 53 anos, que também pagou a vista o IPTU no ano passado, mas nesse irá pagar parcelado. O aumento do imposto é mais um indício da má administração do prefeito Alcides Bernal. “Para mim esse aumento é um absurdo, se o prefeito pelo menos fizesse alguma coisa, mas não vejo ele fazer nada desde o ano passado. O pior é que a gente tem que pagar essa dívida de qualquer jeito se não sofremos retaliações por parte da lei”, comentou.

A Prefeitura de Campo Grande irá sortear um carro zero no final do ano para todos os contribuintes, mesmo aqueles que pagaram o imposto parcelado.

“Não acredito mais em prêmio nenhum. Particularmente nunca vi ninguém ganhar nada, a gente só perde, pois a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e é o contribuinte que ter que pagar a conta", reclama a contribuinte.

Nos siga no Google Notícias