ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Setor imobiliário espera aquecimento de negociações no fim de ano

Fabiano Arruda | 16/11/2011 19:00

Mercado espera aumento nas vendas e admite queda em 2011 comparada ao ano passado

Residencial no bairro Tiradentes mostra alta demanda para venda ou aluguel de imóveis; mercado espera concretizar negócios com chegada do 13º. (Foto: João Garrigó)
Residencial no bairro Tiradentes mostra alta demanda para venda ou aluguel de imóveis; mercado espera concretizar negócios com chegada do 13º. (Foto: João Garrigó)

Pelas ruas de Campo Grande é possível perceber diversas placas de “vende” ou “aluga”, o que mostra o reflexo do aquecimento do setor imobiliário típico de final de ano.

É nos meses de novembro e dezembro, época em que os trabalhadores recebem o 13º salário, que os negócios começam a ser concretizar.

Na área central as salas comerciais demonstram a realidade da alta demanda. Só na Rua da Paz, região nobre da Capital, pelo menos 11 imóveis comerciais estão disponíveis para aluguel.

Nos bairros a situação não é diferente. Na Rua Marquês de Pombal, bairro Tiradentes, área repleta de condomínios de apartamentos, numa observação superficial, é possível contar 16 residências à venda e nove para aluguel.

Números da prefeitura reforçam o que o mercado já espera. Com a maioria dos negócios fechados em dezembro, o registro do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), obrigatório em cartório, tem maior incidência nos meses de janeiro e fevereiro.

Em 2010, no primeiro mês foram 44,1 mil e no segundo 46,6 mil.

“A pessoa analisa o imóvel e fecha o negócio em dezembro. Como algumas pessoas moram fora voltam para Campo Grande a fim de fechar a documentação”, analisa o presidente do Sindimoveis/MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul), James Gomes.

Ele afirma que o aquecimento nos negócios no final do ano já é esperado, mas admite que o volume de vendas em 2011 foi inferior a 2010. “Este ano foram menos construções”, justificou.

Galeria disponibiliza salas comerciais para aluguel na Rua da Paz.
Galeria disponibiliza salas comerciais para aluguel na Rua da Paz.

O presidente do Secovi (Sindicato da Habitação-MS), Marcos Augusto Neto, segue a mesma linha. Diz que os negócios no setor ganham volume entre dezembro e fevereiro, no entanto, também afirmou o setor não conseguiu acompanhar o ritmo registrado ao longo de 2010.

“As vendas no Brasil todo caíram na ordem de 30% em relação ao ano passado, no entanto, 2010 não pode ser considerado padrão porque foi atípico o volume de vendas”, explica, destacando a expansão do “Projeto Minha Casa, Minha Vida”.

“Até o setor achou positivo (desaceleração) porque havia muita demanda e estava falando mão-de-obra”, complementou.

Para o presidente do Secovi, embora as vendas tenham reduzido, o mercado segue em crescimento. “O desafio é manter a constância”, afirma.

Já o número de financiamentos em Mato Grosso do Sul aponta direção contrária. Seugundo dados da Superintendência da Caixa Econômica Federal no Estado, de janeiro a setembro de 2011 o número de financiamentos foi de 9,4 mil, contra 8,6 mil no mesmo período do ano passado, alta de 9,11%. O valor das transações subiu 14,84%. Foram R$ 781,1 milhões, enquanto no ano passado, R$ 680,1 milhões.

Nos siga no Google Notícias