ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Setor industrial de MS gera 12,2 mil empregos formais em 8 meses

Saldo de vagas em MS é positivo, enquanto faturamento do setor no País apresenta queda de 5,3%

Por Gustavo Bonotto | 08/10/2025 21:37
Setor industrial de MS gera 12,2 mil empregos formais em 8 meses
Fábrica de celulose, produto ficou à frente nas exportações. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O setor industrial de Mato Grosso do Sul criou 12.200 empregos formais entre janeiro e agosto de 2025, segundo levantamento do Observatório da Indústria da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A indústria de Mato Grosso do Sul gerou 12.200 empregos formais entre janeiro e agosto de 2025, alcançando mais de 170 mil trabalhadores no setor. Os segmentos que mais contribuíram foram construção de edifícios, abate de bovinos e suínos, e fabricação de álcool. Inocência liderou a geração de empregos entre os municípios, com 2.336 novos postos, seguida por Campo Grande com 2.249. Em contraste com o cenário estadual positivo, o setor industrial brasileiro registrou queda de 5,3% no faturamento em agosto, embora mantenha estabilidade no emprego nacional.

O crescimento ocorreu principalmente nos segmentos da Transformação, Construção, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Extrativo Mineral. “O setor encerrou agosto com mais de 170 mil trabalhadores formais diretamente empregados”, afirmou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.

As atividades que mais geraram postos de trabalho foram construção de edifícios (+4.636), abate de bovinos (+1.721), abate de suínos (+812) e fabricação de álcool (+808). Outros setores também registraram saldo positivo, como obras de terraplanagem (+643), construção de rodovias (+581), fabricação de celulose (+530), montagem de estruturas metálicas (+266) e fabricação de pré-moldados de concreto (+234). “Esses números mostram a diversidade e a força do setor industrial no Estado”, acrescentou Resende.

Entre os municípios com maior saldo positivo, destacam-se Inocência (+2.336), Campo Grande (+2.249), Nova Alvorada do Sul (+1.044), São Gabriel do Oeste (+883) e Ribas do Rio Pardo (+841). O crescimento em Inocência se deve principalmente às obras de construção de uma nova indústria de celulose. “Inocência se destaca por receber novos investimentos que ampliam a geração de empregos locais”, explicou Resende.

Enquanto Mato Grosso do Sul registra alta na geração de empregos, o faturamento da indústria de transformação no Brasil caiu 5,3% em agosto na comparação com julho, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). “O índice acumula alta de 2,9% em 2025, contra 5,1% no mesmo período de 2024”, disse Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Segundo Nocko, a retração nacional ocorre devido a juros elevados, à entrada de produtos importados e à valorização do real. “Esses fatores afetam o crédito, o crescimento econômico e prejudicam as exportações brasileiras”, afirmou a especialista. Apesar disso, o emprego industrial no país manteve estabilidade pelo quarto mês consecutivo, acumulando alta de 2,2% entre janeiro e agosto.

A massa salarial no Brasil recuou 0,5% entre julho e agosto e acumula queda de 2% em relação a 2024. O rendimento médio dos trabalhadores industriais também registrou retração de 0,6% no mês e de 4,1% no acumulado do ano. “O cenário mostra estabilidade no emprego, mas queda nos rendimentos médios da indústria nacional”, concluiu.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.