ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Supremo determina rito abreviado para ação sobre correção do FGTS

Aline dos Santos | 26/03/2014 12:47

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a adoção do rito abreviado no trâmite da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) em que o Partido Solidariedade questiona leis que preveem a aplicação da TR (Taxa Referencial) na correção dos depósitos nas contas vinculadas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Com isso, o caso será decidido diretamente no mérito pelo plenário do Supremo, sem prévia análise do pedido de liminar.

O relator justificou que a questão interessa a milhões de trabalhadores celetistas brasileiros com depósitos nas contas do FGTS remunerados segundo a legislação questionada. Conforme a assessoria de imprensa do STF, o ministro também destacou a existência de mais de 50 mil processos judiciais sobre a matéria e o tamanho do prejuízo aos trabalhadores alegado pelo partido, que superaria anualmente dezenas de bilhões de reais.

Desde o ano passado, a correção do FGTS gera inúmeras ações na Justiça. Além da Adin, que questiona o uso da TR, a Justiça Federal vinha deferindo, inclusive em Mato Grosso do Sul, pedidos para que a correção fosse feita por índices que medem a inflação, como o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).O FGTS tem correção da TR mais juro de 3% ao ano.

No entanto, no fim do mês passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos de FGTS. A possibilidade da correção foi aberta após uma decisão do STF que considerou a TR inadequada para a correção monetária dos precatórios (dívidas já reconhecidas pela Justiça, em ações movidas contra o Poder Público).

Nos siga no Google Notícias